Disciplina Curricular

Projecto de Gestão Florestal PGFlo

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2023-2024

Contextos

Grupo: LEFRN 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos façam uma utilização integrada dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e os apliquem na elaboração de um projeto florestal que será, na maior parte dos casos um projeto de gestão florestal (PGF) mas que poderá ser outro tipo de projeto, desde que aplicado. Por exemplo: um projeto de restauro, de arborização (seleção de espécies) ou um projeto de cinegética.

Programa

É objetivo da UC que os alunos preparem o plano de gestão florestal com a maior independência possível, embora o docente os acompanhe durante as aulas de contacto e os ajude a resolver alguns dos problemas com que se vão deparar. Na primeira aula, será explicado o objetivo da UC e cada estudante decidirá qual o tipo de projeto que pretende fazer. Os estudantes serão incentivados a encontrarem, por eles próprios, as propriedades que serão objeto do plano de gestão, mas, quando isso não for possível, o docente os ajude a identificar uma área sobre a qual poderão trabalhar. A lei da proteção de dados poderá limitar um pouco a disponibilização de herdades reais, mas será feito um esforço para que as áreas distribuídas aos alunos que não encontrarem, eles próprios, uma área de estudo sejam reais ou o mais reais possíveis (ex., áreas reais com coordenadas modificadas). Para fomentar a discussão, e muito embora o trabalho seja individual, a mesma área será distribuída a mais do que um aluno.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino baseia-se em fomentar a iniciativa dos alunos que deverão trabalhar por eles mesmo, criando as bases para a sua futura atividade profissional. A avaliação será feita em dois seminários onde será requerida a presença de todos os alunos que serão incentivados a participar na discussão dos trabalhos apresentados pelos outros colegas. O primeiro seminário terá lugar na primeira metade da UC e terá como objetivo a apresentação, por cada aluno, da área que irá trabalhar com a respetiva caraterização (solo, clima, ocupação do solo, partes interessadas). No segundo seminário, cada aluno apresentará o plano preparado. A discussão, por todos os alunos, das soluções apresentadas será fomentada, em particular a comparação dos planos alternativos apresentados para as mesmas áreas.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre