Disciplina Curricular
Planeamento e Certificação de Gestão Florestal PGCGF
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013
Contextos
Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos (1) conheçam terminologia, elementos e conceitos básicos de ordenamento e de planeamento e certificação da gestão sustentável dos recursos florestais, (2) compreendam como princípios económicos e da análise de decisão são utilizados para planear a gestão, conservação e proteção da floresta, (3) dominem a utilização de técnicas e tecnologias para o planeamento da gestão à escala do povoamento florestal (4) conheçam o contexto em que se desenvolve o planeamento e certificação da gestão - problemas de ordenamento e gestão em áreas de propriedade privada não industrial, em áreas de floresta industrial, em áreas de floresta pública (Matas Nacionais) ou comunitária (Perímetros Florestais) e em áreas de conservação e proteção florestal (Parques e Reservas); problemas de certificação em grupo e à escala da região.
Programa
1. Introdução à economia e à gestão dos recursos florestais 2. Economia e Valoração. O mercado e a afetação de recursos florestais. Análise financeira de projetos florestais. 3. Planeamento da gestão, conservação e protecção de povoamentos florestais 4. Certificação da gestão da floresta
Métodos de ensino e avaliação
A disciplina será lecionada em aulas teórico-práticas. Pretende se que as aulas sejam um espaço para apresentação, discussão e solução de problemas de ordenamento e gestão florestal. Este objetivo sugere a resolução de exercícios e de trabalhos práticos imediatamente a seguir à apresentação dos problemas de ordenamento e gestão florestal e das técnicas disponíveis para a respetiva modelação. Esta metodologia pedagógica, para além de garantir maior coerência à transmissão do conhecimento, permite emular o trabalho de análise de decisão em situações com que os estudantes se poderão confrontar no âmbito da sua futura atividade profissional. A avaliação é feita em testes em que é solicitado ao aluno que elabore sobre conceitos-chave do ordenamento, gestão e certificação florestal, desenhe modelos de decisão e interprete as soluções dos mesmos.