Disciplina Curricular

Silvicultura II Silvi-II

Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013

Contextos

Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC Silvicultura II tem por objetivo dar aos alunos as competências para gerir as florestas de forma sustentável e de acordo com os múltiplos objetivos da silvicultura: “…exploração comercial ou preservação da biodiversidade ou da herança cultural dos povos e a manutenção dos serviços ambientais dos ecossistemas, de modo sustentável.”.
No final desta UC os alunos deverão:
a) conhecer e ter capacidade para usar alguns modelos de produção na gestão de povoamentos florestais;
b) saber planear e executar a instalação e a gestão de povoamentos florestais de acordo com o princípio do uso múltiplo e da melhor integração na paisagem, tendo em conta condicionantes ambientais e sociais;
c) saber aplicar os princípios da silvicultura sustentável e da gestão adaptativa aos sistemas florestais mais representados em Portugal, adequando as soluções de silvicultura a objetivos concretos de produção, proteção, conservação ou de prestação de serviços ambientais pelos ecossistemas.

Programa

1. Tabelas de produção e modelos de crescimento: métodos de construção de tabelas de produção; aplicação de modelos de crescimento e produção para as principais espécies da floresta portuguesa.
2. O ambiente físico: as condições ecológicas e a produção florestal; qualidade dos sítios e fatores do solo que afetam o crescimento das árvores; identificação de práticas e sistemas de gestão do solo e dos sistemas florestais.
3. Gestão e silvicultura de sistemas florestais em Portugal: pinhal de pinheiro-manso, pinhal de pinheiro-bravo, eucaliptal, montado de sobro, castinçal, nogueiral e outros povoamentos de espécies folhosas, povoamentos mistos.
4. Silvicultura especial: o declínio dos montados de sobro, gestão de pinhais com prática de resinagem, gestão de povoamentos dedicados para produção de biomassa, sistemas dunares e compartimentação florestal, gestão florestal adaptativa.
5. Planos de Gestão Florestal.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência:
A frequência é obtida pela entrega da resolução de 1 ficha de consolidação de conhecimento e pela apresentação oral de um trabalho sobre um tema proposto.
A frequência é válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes.
Avaliação contínua:
A avaliação contínua implica a realização de 1 teste.
A classificação final (CF) é dada por:
CF = 0.6 T + 0.4 Aula
Sendo:
- T, teste sobre a totalidade da matéria lecionada; classificação igual ou superior a 8.5 valores e é arredondada às unidades para cálculo de CF;
- Aula, classificação referente à ficha de consolidação de conhecimento e ao trabalho a ser apresentado oralmente; classificação arredondada às unidades para cálculo de CF.
Os alunos que obtiverem na avaliação contínua classificação (arredondada) igual ou superior a 10 valores e que tenham classificação igual ou superior a 8.5 valores no teste (T) estão dispensados do exame final.
Classificação final igual ou superior a 18, obriga à realização, facultativa, de uma prova oral para defesa de nota. Caso não compareça à oral fica com classificação final de 17 valores.

Exame:
Todo o aluno que tenha obtido frequência pode optar pela realização do exame. Neste caso, a classificação final (CF) é dada por:
CF = 0.6 E + 0.4 Aula
Sendo:
- E, exame sobre a totalidade da matéria lecionada; classificação igual ou superior a 8.5 valores e é arredondada às unidades para cálculo de CF;
- Aula, classificação atribuída pela docente e referente à participação em sala de aula e apresentação do trabalho resultante da visita de estudo feita à Herdade do Pinheiro do Divor.
Caso se apresente à 1ª data de exame anula a classificação obtida em avaliação contínua.
Classificação final igual ou superior a 18, obriga à realização, facultativa, de uma prova oral para defesa de nota. Caso não compareça à oral fica com classificação final de 17 valores.
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e classificação final (em avaliação contínua ou exame) igual ou superior a 10 valores.

Disciplinas Execução

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