Disciplina Curricular
Gestão da Fauna Silvestre GFS
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013
Contextos
Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos sólidos sobre ecologia, conservação e gestão da fauna silvestre e a sua relação com a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas florestais. Terão conhecimento sobre os principais instrumentos de conservação (Ex: rede de áreas protegidas, rede Natura 2000) e complementares (Ex: certificação florestal, pagamento de serviços do ecossistema, áreas de alto valor de conservação) e sua relação com a gestão e conservação das espécies silvestres. Dominarão conceitos base de ecologia essenciais à gestão e conservação das espécies silvestres. Terão contacto com estudos de caso de gestão de espécies silvestres com diferentes estatutos de conservação. Além da componente teórica, os alunos terão contacto com casos reais de gestão no terreno, mediante realização de visita de estudo, sobre práticas de gestão da fauna silvestre.
Programa
•A gestão da fauna silvestre e a conservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema. •Instrumentos de conservação. Redes nacionais de áreas protegidas. A rede europeia de conservação Natura 2000. Relações com a gestão e conservação da fauna silvestre. •Conservação pelo uso: paisagens humanizadas e valores de conservação. Outras ferramentas de conservação: certificação florestal e pagamento de serviços do ecossistema. Aplicação à estão e conservação de espécies silvestres. •Estudos de caso: a gestão de populações de ungulados silvestres. Estratégias alimentares Efeitos na ecologia e funcionamento dos ecossistemas. A gestão de ungulados silvestres e a gestão do habitat. •Métodos de estimativa de composição e qualidade da dieta em ungulados e outras espécies silvestres. Métodos de contagem de populações animais. •Estudos de caso: gestão de espécies ameaçadas e de espécies cinegéticas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação terá duas componentes: 1) apresentação de um trabalho de pesquisa bibliográfica (25% valor nota final) sobre um dos temas abordados complementado com uma apresentação oral (25% valor da nota final) e discussão do trabalho na classe; 2) teste escrito final englobando toda a matéria leccionada durante o semestre (50% valor da nota final).