Disciplina Curricular
Gestão da Fauna Silvestre GFS
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013
Contextos
Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Habilitar os alunos a gerirem profissionalmente as comunidades faunísticas, com fins de ordenamento e gestão cinegéticos e/ou de conservação dos habitats e das espécies ameaçados. Dotá-los das bases científicas e técnicas da silvicultura dirigida ao ordenamento da fauna e do seu habitat.
Programa
I – Ecologia das relações entre populações: competição intra e interespecífica e implicações na gestão da fauna; tabelas de vida e curvas de sobrevivência; coexistência em competição. II - Predação e parasitismo: ecologia das relações predador-presa e parasita-hospedeiro; herbivoria; doenças da fauna silvestre; implicações da predação na conservação da fauna e na gestão cinegética. III - Habitat e fauna silvestre: efeitos de margem e de área e implicações no ordenamento da fauna; culturas para a fauna; silvicultura intensiva e fauna silvestre; avaliação do valor do coberto vegetal para a fauna: habitat evaluation procedures (HEP) e habitat suitability indices (HSI). IV - Regulamentação da gestão faunística: regulamentação conservacionista, cinegética e da pesca nas águas continentais; Rede Nacional de Áreas Protegidas e Rede Natura 2000; conflitos de interesses na gestão da fauna silvestre.
Métodos de ensino e avaliação
Classificação de trabalhos de aplicação realizados pelos alunos e das suas apresentações orais, com possibilidade de dispensa de teste de módulo e/ou de exame final. Testes de módulo e exame final escrito com perguntas de resposta múltipla e/ou de desenvolvimento.