Disciplina Curricular

Inventário Florestal IFlore

Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013

Contextos

Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A atividade florestal implica a tomada de decisões sobre a relação entre o homem e a floresta, em particular sobre o modo como o homem a modifica para alcançar os seus objetivos. Estas decisões traduzem-se, na prática, através da gestão dos recursos florestais a qual pode ser aplicada por diversos atores (políticos, gestores privados e públicos, florestais, etc.) e a diferentes níveis espaciais (um povoamento, uma área de gestão, o país). Qualquer que seja o nível a que se considere a gestão florestal, os “gestores” de recursos florestais necessitam de dados fiáveis nos quais possam basear as suas opções de gestão. Os programas de inventariação e monitorização de recursos florestais fornecem precisamente esta informação. O inventário de recursos florestais implica a caracterização de uma determinada área florestal, enquanto que a monitorização de recursos florestais tem como objetivo a avaliação das alterações dos recursos, tentando avaliar as causas das mudanças observadas assim como a verificar se a intervenção humana (gestão florestal) está a decorrer de acordo com o previsto e se a reação da natureza é a esperada. Na unidade curricular "Inventário Florestal" abordam-se os diversos temas que permitem aos alunos adquirir os conhecimentos necessários para executar todas as atividades inerentes à implementação de um inventário florestal, desde o planeamento do inventário, com ênfase especial para os inventários para apoio à gestão florestal, o planeamento da amostragem, a recolha de dados no campo, o tratamento dos dados e a elaboração de relatório com os resultados.

Programa

1. Introdução ao inventário florestal 2. Variáveis da árvore 3. Variáveis do povoamento 4. Outras variáveis do ecossistema florestal 5. Amostragem e processamento de dados de inventário florestal 6. Planeamento de um inventário florestal Para mais detalhes veja a pasta “Programa detalhado”

Métodos de ensino e avaliação

O método de avaliação de conhecimentos é o seguinte:
FREQUÊNCIA:
A frequência na disciplina é obtida por: 1) frequência de 75% das aulas teórico-práticas (há faltas!); 2) média 10 nos testes teórico-práticos (TP), a nota mínima em cada um dos testes é 7 valores.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
A classificação final é obtida com base em três componentes:
(MT) – Mini-testes (orais ou de escolha múltipla) realizados na aula
(TP) – 3 testes teórico-práticos: TP1, variáveis da árvore; TP2, variáveis do povoamento; TP3, amostragem e processamento de dados de inventário florestal, TP=(TP1+TP2+TP3)/3
(TT) – teste teórico (nota mínima de 8), realizado nas datas de exame final

Classificação=0.2 MT + 0.3 TP + 0.5 TT

REGRAS:
1. Repescagem: existe a possibilidade de repetir um dos testes práticos, sendo nesse caso a cotação máxima reduzida para 18 valores.
2. O exame consiste apenas do teste teórico, mas a classificação final tem em conta a classificação obtida ao longo do ano nos testes teórico-práticos.

Disciplinas Execução

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