Disciplina Curricular
Biodiversidade e Conservação BioCons
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013
Contextos
Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta disciplina pretende-se que os alunos compreendam as componentes da Biodiversidade e a importância da sua manutenção, identifiquem os factores que a influenciam e conheçam as formas de a avaliar. Os alunos deverão estar conscientes da necessidade do recurso à utilização de Marcadores Moleculares, de Modelos Matemáticos e Sistemas de Informação Geográfica como instrumentos para conservação da Biodiversidade.
Programa
1.Introdução:
- Conceito de biodiversidade
Causas de Extinção
Causas da Perda da Biodiversidade
Instrumentos de Política de Conservação
Protocolos e Organizações Nacionais/Internacionais para a Biodiversidade
- Equilíbrio de Hardy Weinberg
Factores que controlam a evolução das populações: Mutação, Migração, Selecção e Deriva Genética; Consanguinidade
Fragmentação das Populações
Problemas Genéticos com Populações Pequenas
- Os Diferentes Níveis da Diversidade Biológica
Valor da Diversidade Genética
Níveis da Diversidade Genética
Medição da Diversidade Genética – A utilização de marcadores moleculares
A baixa diversidade genética nas espécies em risco
Componentes da diversidade genética que determinam a capacidade de evoluir
- Conceitos Tamanho Efetivo de uma população
População Mínima Viável
Conservação in-situ – Áreas Protegidas
Conservação ex-situ
Banco de Germoplasma e Jardins Botânicos
- Diversidade comunitária, paisagística e ecossistémica, mosaismo e gradientes de comunidades
Diferentes escalas espacio-temporais de expressão da biodiversidade, e suas determinantes
Avaliação da biodiversidade ao nível da comunidade e da paisagem
Princípios de seleção de comunidades e ecossistemas para conservação
- Níveis de intervenção: proteção, gestão, reabilitação ou recuperação
Integridade biótica, eco-espécies e conservação das funções e processos comunitários
Gestão da conectividade entre comunidades e entre ecossistemas
Conservação dentro e fora de áreas protegidas, e com uso múltiplo
Conservação em meio aquático
Capacidade biogénica do meio, sobre-exploração e extração sustentável
- Modelação Matemática como instrumento da conservação da Biodiversidade.
A aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na Conservação da Natureza
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua é feita por módulos, através da realização de testes e/ou trabalhos em cada um dos módulos.As regras de cada módulo são acordadas entre os alunos e o professor responsável.
A classificação é uma média ponderada, a ponderação é calculada com base na duração de cada um dos módulos.
Os alunos que obtiverem na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame final.
O Exame final consta de questões teóricas e/ou práticas que cobrem toda a matéria.