Disciplina Curricular

Biodiversidade e Conservação BioCons

Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013

Contextos

Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta disciplina pretende-se que os alunos compreendam as componentes da Biodiversidade e a importância da sua manutenção, identifiquem os factores que a influenciam e conheçam as formas de a avaliar. Os alunos deverão estar conscientes da necessidade do recurso à utilização de Marcadores Moleculares, de Modelos Matemáticos e Sistemas de Informação Geográfica como instrumentos para conservação da Biodiversidade.

Programa

1.Introdução:

    Conceito de biodiversidade Causas de Extinção Causas da Perda da Biodiversidade Instrumentos de Política de Conservação Protocolos e Organizações Nacionais/Internacionais para a Biodiversidade
2.Factores de Evolução das Populações Naturais:
    Equilíbrio de Hardy Weinberg Factores que controlam a evolução das populações: Mutação, Migração, Selecção e Deriva Genética; Consanguinidade Fragmentação das Populações Problemas Genéticos com Populações Pequenas
3.Diversidade Genética:
    Os Diferentes Níveis da Diversidade Biológica Valor da Diversidade Genética Níveis da Diversidade Genética Medição da Diversidade Genética – A utilização de marcadores moleculares A baixa diversidade genética nas espécies em risco Componentes da diversidade genética que determinam a capacidade de evoluir
4.Conservação de Recursos Genéticos:
    Conceitos Tamanho Efetivo de uma população População Mínima Viável Conservação in-situ – Áreas Protegidas Conservação ex-situ Banco de Germoplasma e Jardins Botânicos
5.Biodiversidade de comunidades e de ecossistemas:
    Diversidade comunitária, paisagística e ecossistémica, mosaismo e gradientes de comunidades Diferentes escalas espacio-temporais de expressão da biodiversidade, e suas determinantes Avaliação da biodiversidade ao nível da comunidade e da paisagem Princípios de seleção de comunidades e ecossistemas para conservação
6.Conservação das comunidades e ecossistemas:
    Níveis de intervenção: proteção, gestão, reabilitação ou recuperação Integridade biótica, eco-espécies e conservação das funções e processos comunitários Gestão da conectividade entre comunidades e entre ecossistemas Conservação dentro e fora de áreas protegidas, e com uso múltiplo Conservação em meio aquático Capacidade biogénica do meio, sobre-exploração e extração sustentável
7.Ferramentas para a Conservação da Biodiversidade:
    Modelação Matemática como instrumento da conservação da Biodiversidade. A aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na Conservação da Natureza

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua é feita por módulos, através da realização de testes e/ou trabalhos em cada um dos módulos.As regras de cada módulo são acordadas entre os alunos e o professor responsável.
A classificação é uma média ponderada, a ponderação é calculada com base na duração de cada um dos módulos.
Os alunos que obtiverem na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame final.
O Exame final consta de questões teóricas e/ou práticas que cobrem toda a matéria.

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