Disciplina Curricular
Gestão e Conservação de Ecossistemas de Águas Interiores GCEAInt
Mestrado Bolonha em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo - MEDFOR 2012-2013
Contextos
Grupo: MEDFOR 2012-2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os compartimentos abióticos e bióticos dos ecossistemas de água doce, compreender suas interações e seu funcionamento. Conhecer os tipos de perturbações resultantes da interferência humana e como minimizá-los, e restaurar e reabilitar os ecossistemas e habitats. Saber como controlar a qualidade ecológica e saúde do ecossistema.
Programa
Cenário hidro-geomórfico e físico-químico. Mineralização e componentes maioritários. Estratificações. Gases dissolvidos. Capacidade tampão. Matéria orgânica. Nutrientes de proporcionalidade variável. Micro-componentes. Produtores primários em meio aquático. Consumidores do meio aquático. Decomposição e circulação da matéria orgânica. Peixes- aspectos gerais. Peixes portugueses. Espécies e ciclos de vida. Comunidades, tipologia e funcionamento de ecossistemas fluviais. Variações ao longo de gradientes espaciais, temporais e tróficos. Qualidade da água. Poluição. Formas de poluição. Avaliação da qualidade da água. Integridade biótica. Avaliação da integridade biótica. Avaliação da qualidade piscícola. Regularização, alterações do regime de caudais e extracção de água. Efeitos, exemplos. Caudais ecológicos, princípios. Situação em Portugal e formas de implementação de caudais de manutenção ecológica. Passagens para peixes. Fundamentos, tipos, casos de estudo. Papel e valor da mata ripária. Estrutura e ecologia ripárias. Recuperação da vegetação ripária. Alterações dos perfis longitudinal e transversal. Extracção de inertes. Efeitos. Formas de mitigar. A saúde do ecossistema. Principais instrumentos administrativos da gestão da água e ecossistemas aquáticos. Princípios e técnicas de restauro. Restauro de habitats, de troços e de segmentos fluviais. Restauro de albufeiras. Casos de estudo.
Métodos de ensino e avaliação
Trabalhos realizados nas aulas práticas (5 a 7); trabalhos de revisão e de síntese sobre temas apresentados e discutidos na aula (1); testes intercalares 2.