Disciplina Curricular
Genética e Melhoramento Florestal GenMF
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2010-2011
Contextos
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia dos Produtos Florestais
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Gestão Florestal e de Recursos Naturais
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos dominem os conceitos de Melhoramento Genético Florestal que permitem manipular a variabilidade genética das populações arbóreas de forma a condicionar o processo produtivo e reconheçam a necessidade e as implicações da manutenção de uma ampla base genética dessas populações (conservação do património genético) como forma de garantir a sustentabilidade da floresta.
Programa
I – Introdução: O Conceito de melhoramento florestal. Enquadramento do melhoramento florestal na actividade florestal. ll – Conceitos do Melhoramento Florestal: Etapas dos programas de melhoramento florestal. O ciclo de Melhoramento Florestal. Classificação em Populações Funcionais. Melhoramento no curto e longo prazo. Vantagens e limitações do melhoramento florestal. III – Genética Quantitativa: Características qualitativas e quantitativas Partição da variância fenotípica e genotípica Valor Reprodutivo, Heritabilidade e Ganho genético. Factores que condicionam o ganho da selecção numa população. Correlacções genéticas e Interacção Genótipo x Ambiente. IV – Metodologias Gerais do Melhoramento Florestal: Selecção de árvores plus. Selecção em diferentes tipos de povoamentos florestais. Testes Genéticos, tipos de delineamento de cruzamentos. As Estratégias de Melhoramento. Apresentação de Programas de Melhoramento Florestal a decorrer em Portugal. V – A Biotecnologia como Ferramenta do Melhoramento Florestal: Na avaliação da diversidade genética. Na selecção Assistida por Marcadores Moleculares. V – Conservação dos Recursos Genéticos Florestais: Necessidade da Conservação Genética Objectivos da Conservação Genética Métodos de Conservação Genética: Estática versus Dinâmica.
Métodos de ensino e avaliação
Frequência: A frequência na UC é obtida pela realização de pelo menos 50% dos Mini-testes efectuados durante o período letivo. A frequência é válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes. Avaliação contínua: A avaliação contínua é feita pela avaliação de Mini-testes e Teste Final. Os Mini-testes, num total máximo de 10, consistem em 1 ou 2 perguntas realizadas durante o período de aulas sem aviso prévio e representam 25% da nota final. A não realização de um teste conta como 0 valores. Na avaliação será considerado o nº de testes total -1. O Teste final representa 75% da nota final. Os alunos podem realizar este teste para avaliação contínua no final das aulas ou na 1ª data de exame. Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, classificação igual ou superior a 10 valores e que tenham classificação igual ou superior a 9.0 valores no Teste Final estão dispensados do exame final. Exame: Todo o aluno que tenha obtido frequência pode optar pela realização do exame. Neste caso, a classificação final é dada por: Exame (100%). Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e classificação final (em avaliação contínua ou exame) igual ou superior a 10 valores.