Disciplina Curricular
Economia do Ambiente EcAmb
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2010-2011
Contextos
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Arboricultura e Silvicultura Urbanas
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Gestão Florestal e de Recursos Naturais > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia dos Produtos Florestais > Optativas > 2º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos: - compreendam o problema económico básico da escolha num contexto de escassez; - apreendam os conceitos básicos necessários à abordagem económica do ambiente e dos recursos naturais; - adquiram capacidade de aplicação da economia do ambiente à formulação e análise de políticas de controlo da poluição e estratégias de conservação da biodiversidade; - adquiram capacidade de aplicação critica das técnicas de custo-benefício e valoração económica dos serviços ambientais.
Programa
1. Princípios, conceitos e modelos de análise em economia do ambiente. Economia e ambiente. Causas económicas dos problemas ambientais. Políticas ambientais e sua avaliação económica. 2. Economia da poluição. Análise económica da poluição. Avaliação de políticas de controlo da poluição. 3. Economia da biodiversidade. Análise económica da perda de biodiversidade. Avaliação de políticas de conservação. 4. Instrumentos de apoio à decisão em matéria de política e gestão ambiental. Análise custo-benefício. Valoração económica do ambiente. Valoração de danos num contexto de responsabilidade ambiental. Contas económicas verdes. Análise de eficiência de custos.
Métodos de ensino e avaliação
- Dois testes a realizar nas aulas (peso 70%);
- Apresentação e discussão de um tema por grupo de alunos, em ambiente de seminário - tema a escolher pelo grupo (peso 30%).