Disciplina Curricular
Génese e Qualidade do Solo GQS
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2010-2011
Contextos
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Gestão Florestal e de Recursos Naturais > Optativas > 2º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir conhecimentos gerais sobre: (i) os processos gerais de formação dos solos e do papel dos diversos factores de formação dos mesmos que condicionam a sua diversidade e distribuição a diferentes escalas; (ii) a classificação de solos e a análise de documentos cartográficos; (iii) a avaliação de terras e da qualidade do solo.
Programa
As funções do solo, os ecossistemas e a sociedade. Factores de formação do solo. Processos gerais de formação, evolução e distribuição dos solos à escala global e local nas principais regiões bioclimáticas. Sistematização universal dos solos (“World Reference Base for Soil Resources”; “Soil Taxonomy”). Classificação dos solos que ocorrem em Portugal e análise das condições que determinam a sua distribuição e características. Análise da informação cartográfica dos solos em Portugal. Organismos do solo. As acções dos organismos. Grupos de organismos. Diversidade, abundância, biomassa e actividade metabólica. Fixação simbiótica de azoto. Sistemas micorrízicos. O solo, a dinâmica do carbono e dos nutrientes e a estabilidade dos ecossistemas. Interacções entre o solo e as plantas; a diversidade do perfil do solo, o sistema de uso e a qualidade do solo. Avaliação de terras (“land evaluation”) e da qualidade do solo. Modificações das funções do solo. Processos de degradação e a resiliência do solo. As características do solo e os princípios gerais para a conservação e reabilitação do solo.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular GÉNESE E QUALIDADE DO SOLO compreende dois módulos: (a) Factores e processos de formação do solo, (b) Classificação, avaliação e qualidade do solo e da terra.
A frequência da unidade curricular é obtida por intermédio da participação nas aulas. Como requisito mínimo é obrigatório a presença em 21 das 28 sessões lectivas previstas. Este requisito não se aplica aos alunos com o estatuto de trabalhador-estudante (Lei nº 116/97).
A avaliação da unidade curricular far-se-á:
(a) Através de testes abrangendo a matéria de cada módulo, cuja nota mínima é de oito valores. Desde que a nota média obtida nos módulos seja no mínimo de dez valores, o aluno poderá prescindir do exame final da unidade curricular.
(b) Através da realização de um Exame Final em que o aluno tem de obter uma nota mínima de 10 valores, sendo oito a nota mínima a obter em cada um dos módulos.