Disciplina Curricular
Processos dos Ecossistemas Florestais PEF
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2010-2011
Contextos
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia dos Produtos Florestais > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Gestão Florestal e de Recursos Naturais > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEFRN 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal desta UC é que os alunos adquiram conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento dos ecossistemas. O foco será principalmente sobre ecossistemas florestais e agroflorestais mas também serão abordados outros ecossistemas como pastagens. O aluno terá uma maior compreensão sobre as interações entre os organismos, o ambiente abiótico onde se inserem, as influências humanas e em particular como é que a biodiversidade pode afetar o funcionamento dos ecossistemas. Estes conhecimentos são fundamentais para alunos que queiram desenvolver tanto atividades profissionais como de investigação.
Programa
Introdução. Alterações globais, biodiversidade e os processos dos ecossistemas. I Água. Importância da água nas plantas. Respostas fisiológicas à seca. Estratégias de tolerância e adaptação à seca. Mecanismos de mortalidade das árvores. Isótopos estáveis. Redistribuição hidráulica. A gestão florestal e a água. II Carbono e Nutrientes. O ciclo de Carbono. Variabilidade inter- e intra-anual no balanço de carbono nos ecossistemas terrestres. Produtividade líquida dos ecossistemas. Fenologia e sequestro de carbono. Efeito das perturbações no balanço de carbono (ex, seca). Efeito do dióxido de carbono atmosférico elevado nas florestas. O carbono e nutrientes no solo. Impacto das práticas de gestão no ciclo de carbono e de nutrientes. III Biodiversidade e interação entre espécies. Biodiversidade, composição específica. Diversidade funcional. Coexistência entre espécies, competição e facilitação. Diversidade e funcionamento dos ecossistemas. Diversidade e resiliência dos ecossistemas. O papel da diversidade ao nível da paisagem. Rede ecológicas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação consistirá na realização de três trabalhos escritos sobre cada um dos grandes temas (água, carbono e nutrientes e Biodiversidade e interação entre as espécies) com apresentação oral. A avaliação também incluirá dois trabalhos de revisão em aula.