Disciplina Curricular
Governança Florestal GovFlo
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025
Contextos
Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > 1º Ano - 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A intervenção política dos engenheiros florestais. Reflexão sobre o lugar ocupado pela política florestal e pelos recursos florestais na sociedade. Análise estratégica. Sistema de informação para a tomada de decisão estratégica. Evolução do conceito de estratégia e análise estratégica. Conceito de Programa Florestal Nacional, suas dimensões, implicações e sua implementação em Portugal (estudo de casos). Valor estratégico deste instrumento de política. As florestas, a multifuncionalidade e o Ordenamento do Território. História florestal. O Homem e os recursos florestais: culturas, filosofia, ideologia, ética.
Programa
I – Intervenção política e o processo político. Sistemas políticos. Interesses e conflitos no sector florestal. Grupos de pressão. A agenda política. Os actores. Caracterização e intervenção. Os protagonistas (partes interessadas). Decisão política. A administração pública. Os proprietários e suas associações. A indústria. NGO’s. Comunicação, opinião pública e “mass media”. A participação. A intervenção política na formação de políticas florestais. Liderança. Factores de sucesso e insucesso de políticas. Políticas florestais e “social change”. O processo de aprendizagem social. II – Programas Florestais Nacionais (NFP) como paradigma de Política Florestal Nacional. Processos envolvidos: participação, cooperação intersectorial, abordagem adaptativa de longo prazo. III – Políticas florestais e ordenamento do território (land use). Níveis de intervenção, nacional, regional e local. Interacção com políticas de ambiente, agrícola, urbanística. IV – Análise estratégica. Análise estratégica. Sistema de informação para a tomada de decisão estratégica. Evolução do conceito de estratégia e análise estratégica. V – História e cultura florestais. O Homem e os recursos florestais. Atitudes, imaginário, conceitos, filosofia, ética, aspectos ideológicos e culturais. História.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação através da elaboração de trabalhos sobre temas relevantes, sua discussão e exame final.