Disciplina Curricular

Geoprocessamento e Análise Espacial GAE

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025

Contextos

Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao concluir este curso o aluno deverá ser capaz de: (a) Projetar e implementar soluções em Python para automatizar tarefas de geoprocessamento de acordo com as melhores práticas (b) Criar scripts Python em aplicações GIS (QGIS ou ArcGIS) para automatizar fluxos de trabalho e ampliar a sua funcionalidade (c) Usar bibliotecas Python (por exemplo, geopandas, rasterio, gdal) para ler, analisar e escrever dados georreferenciados para resolver problemas do mundo real (d) Usar APIs Python (por exemplo, Google Earth Engine API) para aceder e processar dados disponíveis na Internet para análise espacial (e) Concluir um projeto de análise espacial do início ao fim usando os conhecimentos de Python aprendidos no curso, incluindo acesso e filtragem de dados, análise e visualização.

Programa

1. Noções básicas de programação Python (variáveis, tipos de dados, funções, instruções condicionais, ciclos, etc.). Boas práticas para escrever código Python (por exemplo, modularidade, legibilidade, tratamento de erros) 2. Conceitos e ferramentas de geoprocessamento. Formatos de dados geoespaciais (por exemplo, shapefile, GeoTIFF). 3. Bibliotecas Python para GIS (por exemplo, geopandas, rasterio, gdal, pyqgis, arcpy, ee, geemap) para entrada/saída, análise espacial e visualização 4. Interagir com a aplicação GIS a partir do código Python (por exemplo, aceder a dados, ferramentas de processamento, criar mapas, etc.) 5. APIs Python para aceder e processar dados on-line (por exemplo, API do Google Earth Engine). Serviços Web e APIs

Métodos de ensino e avaliação

Ao final do curso, os alunos deverão realizar um projeto em que são aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos são incentivados a escolher um projeto que seja relevante para seus interesses profissionais, se for viável. Algumas sugestões serão fornecidas caso os alunos tenham dificuldade em encontrar o seu próprio projeto. A avaliação individual do projeto é combinada com a nota de avaliação dos temas do curso através de questionários, testes e/ou avaliação oral para determinação da nota final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre