Disciplina Curricular

Herbologia Herb

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2020-2021

Contextos

Grupo: MEFRN 2020-2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2ºAno

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos específicos da Herbologia consistem em: identificar populações de infestantes – anuais, vivazes ou perenes; monitorizar os problemas causados por espécies infestantes e a sua densidade; prever as populações de infestantes e as suas possíveis substituições; avaliar as espécies dominantes e estabelecer medidas para a sua gestão; decidir se o controlo deve ser efectuado; escolher as técnicas de gestão compatíveis com o sistema agrícola (agricultura convencional, sustentável, biológica, de conservação, ...), tendo em atenção a salvaguarda do ambiente e avaliar os impactes ambientais, sociais e económicos.

Programa

Conceitos de planta infestante e planta invasora. Biologia e ecologia de infestantes anuais, vivazes e perenes. Identificação no estado de plântula e vegetativo. Diásporos de infestantes. Escalas fenológicas de infestantes. Delineamento, montagem e análise de ensaios sobre a bioecologia de infestantes anuais e vivazes. Demografia e dinâmica de populações. Interferência das infestantes. Período crítico de infestação. Níveis de prejuízos em Herbologia. Interação com pragas e patogéneos. Metodologias relativas a levantamentos fitoecológicos. Métodos de análise estatística aplicados ao estudo da influência dos fatores ambientais e culturais na vegetação infestante. Métodos preventivos, culturais, físicos, biológicos. Métodos químicos. Herbicidas. Fatores influentes na persistência e atividade dos herbicidas. Resistência de infestantes aos herbicidas – escala HRAC (Herbicide Resistance Action Committee). Deteção da resistência e medidas de prevenção. Distribuição mundial. Casos de estudo em Portugal. Prevenção na introdução de novas infestantes. Aplicação de Herbicidas Gestão de infestantes em agricultura de precisão, agricultura biológica e culturas transgénicas. Gestão das infestantes dos principais subsistemas agrícolas e não agrícolas.

Métodos de ensino e avaliação

FREQUÊNCIA: Obtida através da presença regular às aulas práticas, com presença em 75% das aulas. Entrega, apresentação e discussão de trabalho prático. Os alunos que beneficiam de Estatuto de Trabalhador-Estudante, militares a estes equiparados e Voluntariado, e não estejam em condições de ter presença regular às aulas práticas, para obter a frequência, terão que realizar um trabalho prático ou uma oral, em data a combinar com o docente. O trabalho deverá ser realizado individualmente sobre um tema em Herbologia e será apresentado na forma de seminário com a duração de 15 minutos por trabalho, seguido de discussão, no final do semestre (12ª/13ª semana). O Seminário deverá ser acompanhado por um documento escrito. Estrutura do trabalho consoante modelo fornecido pelo docente. O tema poderá ser proposto pelo aluno e aprovado pelo docente ou proposto pelo docente. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: obtida a frequência, o aluno deverá realizar o teste de avaliação na última ou penúltima semana de aulas, contribuindo para 80% da nota, que conjuntamente com a avaliação do trabalho prático (20%) permite obter a Nota de Avaliação Contínua. DISPENSA DE EXAME: estão dispensados de exame final os alunos que obtiverem a classificação de 12 valores na avaliação contínua. EXAME FINAL Admissibilidade: são admitidos a exame final os alunos que, tendo obtido frequência: não dispensaram; tendo dispensado de exame, pretendam efetuar melhoria de nota; por beneficiar de Estatuto de Trabalhador-Estudante, militares a estes equiparados e Voluntariado (RV), e não tenham efetuado avaliação contínua. Classificação final da UC para os alunos que façam exame final: os alunos terão que realizar um exame sobre toda a matéria das aulas teórico- práticas e a classificação final da UC é calculada com a nota obtida no exame (80%) e no Seminário (20%). Em caso de melhoria de nota, considera-se a classificação mais elevada.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre