Disciplina Curricular

Funcionamento dos Ecossistemas Florestais FdEF

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025

Contextos

Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos adquirem conhecimentos e competências sobre os aspectos funcionais que condicionam a produção, a resiliência e a sustentabilidade dos ecossistemas florestais no contexto das alterações globais. Neste âmbito, serão analisados os principais fatores ambientais que influenciam o funcionamento dos ecossistemas florestais, como a água, o carbono e os nutrientes. Pretende-se também que os alunos compreendam como a interação entre espécies e a biodiversidade afetam o funcionamento e a resiliência dos ecossistemas. Espera-se que os alunos adquiram uma visão integrada, conceptual e atualizada sobre estes temas, fornecendo-lhes ferramentas adequadas para compreender os efeitos das alterações climáticas nas árvores e florestas. O processo de aprendizagem será baseado numa abordagem ativa, incentivando os alunos a realizarem leituras críticas de publicações científicas, bem como a analisarem casos de estudo.

Programa

I. Alterações Globais Alterações Globais e Funcionamento e Serviços dos Ecossistemas. Gases de Efeito Estufa. Forçamento radiativo e dos mecanismos de retroalimentação. Neutralidade de carbono e mitigação das alterações climáticas. II. Água Transporte e Armazenamento de Água nas árvores. Redistribuição Hidráulica. Estratégias de Tolerância e Adaptação à Seca. Mecanismos de Mortalidade das Árvores. A Gestão Florestal e a Água. III. Carbono e Nutrientes. O ciclo de Carbono. Variabilidade do balanço de carbono nos ecossistemas terrestres. Produtividade líquida dos ecossistemas. Efeito do dióxido de carbono atmosférico elevado nas florestas.Fenologia e sequestro de carbono. O carbono e nutrientes no solo. Impacto das práticas de gestão no ciclo de carbono e de nutrientes. IV. Interacção entre espécies e biodiversidade. Biodiversidade, composição específica e funcionamento e resiliência dos ecossistemas. Diversidade funcional e estrutural. Rede ecológicas.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação inclui a realização, apresentação e discussão de três trabalhos escritos, e revisão crítica de artigos e apresentação oral. A avaliação por exame obriga a ter frequência (realização dos trabalhos) e aprovação em exame escrito.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre