Disciplina Curricular

Gestão de Pragas Florestais GPFlo

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025

Contextos

Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a ecologia e epidemiologia das pragas e doenças florestais em face das alterações globais de clima e invasões biológicas. Compreender o impacto das pragas e doenças no funcionamento e sustentabilidade dos povoamentos florestais Conhecer e aplicar métodos de monitorização de pragas e doenças e de previsão de riscos. Conhecer métodos de prevenção, controlo e supressão, incluindo meios culturais, químicos, biotécnicos, físicos, biológicos, genéticos de melhoramento das plantas hospedeiras e legislativos. Conhecer impactes económicos das pragas e doenças e custos-benefícios das estratégias de gestão.

Programa

Fatores favoráveis à ocorrência de pragas e doenças. Alterações globais e pragas emergentes. Modelos epidemiológicos e parâmetros de doença. Métodos de deteção e monitorização de pragas e doenças ao nível da árvore, povoamento e território, inclui métodos de diagnóstico moleculares, armadilhas e iscos, e deteção remota por imagens de satélite ou veículos aéreos. Modelos de risco do povoamento e da árvore individual. Prevenção de pragas e doenças exóticas: medidas de embargo, quarentena, legislação. Medidas culturais. Meios de proteção químicos: composição, formulações, técnicas e material de aplicação, impactes ecológicos, homologação Controlo biotécnico: feromonas e cairomonas, armadilhas e métodos de supressão à base de semioquímicos (e.g. captura em massa, “push & pull”, confusão sexual) Controlo biológico e diferentes modalidades. Agentes bióticos, avaliação de eficácia e segurança, gestão de habitat. Melhoramento genético: resistência a pragas e doenças

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação continua é feita na forma de questionários e realização de testes curtos (60%), exposição oral sobre temas propostos (40%). A primeira componente pode ser substituída por exame final.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre