Disciplina Curricular
Melhoramento Genético Florestal MGFl
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025
Contextos
Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos, dominem as bases do melhoramento florestal e reconheçam a necessidade e as implicações da manutenção de uma ampla base genética das populações (conservação do património genético). Os alunos deverão adquirir as competências e aptidões que permitem manipular a variabilidade genética das populações arbóreas de forma a condicionar o processo produtivo garantindo a sustentabilidade da floresta.
Programa
1) O Conceito de melhoramento florestal: a. Enquadramento do melhoramento florestal na atividade florestal. b. Etapas dos programas de melhoramento florestal. c. Vantagens e limitações do melhoramento florestal. 2) Genética Quantitativa: a. Análise dos fatores que condicionam o ganho da seleção numa população. b. Interação Genótipo x ambiente. 3) Metodologias Gerais do Melhoramento Florestal: a. Melhoramento no curto e longo prazo. b. Classificação em Populações Funcionais. c. As Estratégias de Melhoramento. d. Apresentação de Programas de Melhoramento Florestal a decorrer em Portugal. 4) A Biotecnologia como Ferramenta do Melhoramento Florestal: a. Avaliação da diversidade genética. b. Selecção Assistida por Marcadores Moleculares. c. Propagação da População de Melhoramento. 5) Conservação de Recursos Genéticos Florestais: a. A População Mínima Viável; b. Métodos de Conservação Genética. c. Associação da Estratégia de Melhoramento e a Conservação de Recursos Genéticos.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação contínua consiste em: a) Testes com 1-2 perguntas realizadas sem aviso prévio, no final das aulas. Corresponde a 25% da nota final; b) Apresentação oral de um tema do programa, com uma duração máxima de 20 minutos, com o peso de 25% na nota final; c) Um teste de questões teóricas e práticas que contribui com 50%, para a nota final. Nesta prova os alunos deverão obter uma nota igual ou superior a 9 valores. Os alunos que obtiverem na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame final. O Exame final consta de questões teóricas e/ou práticas que cobrem toda a matéria.