Disciplina Curricular
Monitorização da Vegetação com UAVs e LiDAR MonVeg
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025
Contextos
Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo desta UC consiste na aquisição do conhecimento dos princípios de funcionamento e das aplicações dos UASs (Unmanned Aircraft Systems, também conhecidos por UAVs - Unmanned Aerial Vehicles - ou Drones), da tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) e de sensores espectrais automáticos à gestão dos recursos naturais, tendo como objectivos específicos que os alunos: - desenvolvam as competências necessárias para programar operações com UAS e realizar o processamento subsequente dos dados em projectos de avaliação e monitorização da cobertura vegetal; - apliquem os conceitos aprendidos a casos práticos de caracterização da vegetação através da utilização de imagens de UAS; - conheçam os diferentes sistemas LiDAR e as suas aplicações; - desenvolvam competências para a realização de inventários de vegetação com base na tecnologia LiDAR, incluindo a captura e o processamento de dados, a modelação e a validação de resultados; - apliquem os conceitos aprendidos a casos práticos de gestão de recursos naturais com tecnologia LiDAR; - conheçam outros sensores de monitorização da vegetação, nomeadamente sensores espectrais para medição de índices de vegetação.
Programa
Módulo 1: Monitorização e gestão de recursos naturais através de UAS - as diferentes plataformas e sensores UAS, e integração com outras fontes de dados; - enquadramento, normas legais e procedimentos para a operação de aeronaves não tripuladas; - planificação do voo; processamento de imagens RGB e multiespectrais e geração de produtos 2D e 3D; - aplicações de dados UAS para caracterização, avaliação e monitorização do coberto vegetal. Módulo 2: A tecnologia LiDAR aplicada à monitorização e gestão dos recursos naturais - os diferentes sistemas LiDAR: satélite, aéreo e terrestre; - softwares para tratamento de dados LiDAR; - visualização e processamento de dados LiDAR: geração de produtos 2D e 3D; - modelação para estimativa de variáveis de interesse para a gestão dos recursos naturais; - aplicações de dados LiDAR para caracterização, avaliação e monitorização das principais variáveis de interesse para a gestão florestal, incluindo o inventário florestal. Módulo 3: Sensores espectrais de monitorização da vegetação - os diferentes sensores ópticos (RGB) e espectrais automáticos disponíveis para medição de índices de vegetação e da fluorescência da vegetação; - a utilização de séries temporais de fotografias, de índices de vegetação (e.g. NDVI, PRI) e da fluorescência para estimativa da produtividade dos ecossistemas e da sua fenologia.
Métodos de ensino e avaliação
A UC é baseada na avaliação contínua. A avaliação inclui a realização de três trabalhos de grupo com utilização de dados UAS, LiDAR e séries temporais de fotografias ou de índices de vegetação, disponibilizados ou capturados no âmbito da UC (cada um com uma contribuição de 25% para a classificação final), e de um trabalho individual de revisão bibliográfica sobre as aplicações dos diferentes sistemas apresentados (UAS, LiDAR, ou sensores automáticos) à gestão de recursos naturais (com uma contribuição de 25% para a classificação final). É condição necessária para a obtenção de frequência a realização dos quatro trabalhos e a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores em cada um deles. A avaliação por exame, facultativa para os alunos que realizarem os quatro trabalhos da avaliação continua, consiste na realização de um exame escrito. No caso da realização do exame, este contribui 50% para a classificação final, contribuindo a classificação média dos quatro trabalhos os restantes 50%.