Disciplina Curricular
Gestão e Conservação da Fauna Silvestre GCFS
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025
Contextos
Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos sólidos sobre ecologia, conservação e gestão da fauna silvestre e a sua relação com os conceitos de biodiversidade e serviços dos ecossistemas florestais. Deverão dominar a informação sobre os principais instrumentos de conservação (Ex: rede de áreas protegidas, rede Natura 2000) e outros instrumentos complementares de conservação (Ex: Certificação Florestal, Pagamento Serviços Ecossistema), reconhecendo o potencial e fragilidades destes instrumentos na gestão florestal e ordenamento e conservação das espécies silvestres. Terão domínio sobre conceitos base da ecologia nomeadamente: capacidade de sustentação, competição, predação, essenciais na gestão do habitat. Além da componente teórica, os alunos terão ainda contacto com exemplos concretos de gestão no terreno, nomeadamente estudos de caso sobre as relações entre gestão florestal, gestão da fauna silvestre e a conservação da biodiversidade incluindo projectos de investigação em curso.
Programa
Conteúdos programáticos: • Gestão da fauna silvestre: espécies cinegéticas, espécies protegidas, populações sobre-abundantes. • A gestão da fauna silvestre e a conservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema. • Instrumentos de conservação. Redes nacionais de áreas protegidas. A rede europeia de conservação Natura 2000. Estratégia • Europeia para a Biodiversidade. A Convenção para a Diversidade Biológica. Relações com a gestão da fauna silvestre • Conservação pelo uso: paisagens humanizadas e valores de conservação. Gestão florestal sustentável, certificação florestal e pagamento serviços do ecossistema. Relações com a gestão e conservação da fauna silvestre. • Conceitos: riqueza e diversidade de espécies; espécies-chave e redundantes; capacidade de sustentação, competição e predação, gestão do habitat. • Estudos de caso: a gestão de populações de ungulados silvestres. Estratégias alimentares. Efeitos na ecologia e funcionamento dos ecossistemas. A gestão de ungulados silvestres e a gestão do habitat.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação terá duas componentes: 1) apresentação de um trabalho de pesquisa bibliográfica (25% valor nota final) sobre um dos temas abordados complementado com uma apresentação oral (25% valor da nota final) e discussão do trabalho na classe; 2) teste escrito final englobando toda a matéria leccionada durante o semestre (50% valor da nota final).