Disciplina Curricular

Materiais Tecnológicos de Origem Florestal MTOFlo

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025

Contextos

Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos fiquem familiarizados com os produtos de engenharia e materiais tecnológicos que são obtidos a partir dos produtos florestais. Pretende-se dar a conhecer os principais materiais actualmente produzidos e os produtos inovadores em fase de desenvolvimento com potencial de utilização futura. Pretende-se que os alunos fiquem a perceber o seu processo de fabrico e as suas propriedades enquanto materiais. Pretende-se que alunos percebam as relações entre as características e propriedades das materiais primas florestais – a sua qualidade industrial - e as características e propriedades tecnológicas dos produtos finais. Pretende-se que os alunos entendam os aspectos relativos à circularidade produtiva e a sustentabilidade dos materiais tecnológicos de origem florestal.

Programa

Parte A Materiais à base de madeira 1 Fundamentos dos produtos florestais 2 Madeira sólida e lamelados estruturais 3 Materiais compósitos de folhas de madeira 4 Materiais compósitos de partículas de madeira 5 Materiais baseados em fibras de madeira 6 Biorefinarias de produtos florestais Parte B Materiais à base de outros produtos florestais (excluindo usos alimentares) 7 Cortiça e produtos das cascas 8 Materiais compósitos de cortiça 9 Resina e produtos terpénicos 10 Taninos e produtos fenólicos Parte C Outros conceitos sobre os materiais de origem florestal 11 Qualidade da matéria prima e optimização do processo industrial 12 Materiais inovadores baseados em produtos florestais 13 Impactos ambientais das indústrias de produtos florestais

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação poderá será feita durante o período lectivo. O conteúdo da disciplina será dividido em três partes. Após cada uma das partes será feita a avaliação intercalar dessa parte. Previamente a cada uma destas avaliações intercalares será realizado um teste-modelo, com uma estrutura em tudo semelhante ao teste de avaliação, o qual será utilizado para estudar a matéria respectiva e esclarecimento de dúvidas. Em cada um destes testes intercalares é exigida uma nota mínima de 10 (em 20). A avaliação pode ser feita em exame final. Com nota positiva nas três partes, o aluno está dispensado do exame final e a nota final na unidade curricular será a média das notas dos três testes intercalares. Nos exames finais pode ser realizada a avaliação de uma, duas ou das três partes em que a avaliação está dividida, conforme as necessidades individuais do aluno em função das notas positivas ou não, que obteve nos exames intercalares.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre