Disciplina Curricular
Restauro Florestal e Agroflorestal RFAgr
Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - MEFRN 2024-2025
Contextos
Grupo: MEFRN 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta UC é a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas necessários para o restauro de ecossistemas florestais e agro-florestais. Os alunos devem adquirir conhecimentos profundos sobre os princípios e métodos envolvidos no restauro destes ecossistemas, com ênfase em práticas sustentáveis e de gestão, em contexto de alterações climáticas. Devem adquirir ainda conhecimentos sobre: 1) o desenvolvimento histórico dos conceitos do restauro e da sua importância na gestão dos recursos naturais; 2) os princípios ecológicos subjacentes ao sucesso do restauro dos ecossistemas, incluindo conceitos de perturbação e sucessão; 3) a utilização de práticas de gestão e ferramentas para o planeamento e implementação de projetos de restauro; 4) a identificação de elementos chave de projetos de restauro bem sucedidos.
Programa
1) Definição e importância do restauro, vertente ecológica, social e económica. Contexto histórico do restauro. Sucessão ecológica. Perturbações, limiares críticos e resiliência. Condições de referência. Conceito de novos ecossistemas. 2) Processos de restauro: passivo, activo, regeneração assistida, “rewilding”, entre outros. Etapas do restauro. Restauro de condições abióticas e bióticas. Gestão adaptativa. 3) Estudos de caso de restauro. 3.1) Pós-fogo, 3.2) Florestas ribeirinhas, 3.3) Sistemas agro-florestais e florestais 3.4) Controlo de espécies invasoras 3.5) Utilização de tecnologias emergentes (p.ex., Lidar, detecção remota) e outras (p. ex., engenharia natural, fogo controlado) 4) Planeamento de projeto de restauro. Modelo de referência. Envolvimento das partes interessadas. Monitorização e manutenção. Mecanismos de pagamento. Certificação florestal.
Métodos de ensino e avaliação
A disciplina é de avaliação contínua. A avaliação inclui a realização e apresentação de três trabalhos escritos (85%) e participação nas discussões em aula (15%). Dois trabalhos são individuais sobre um tema de restauro (cada 25%), e o terceiro consiste num trabalho prático, realizado por um grupo de alunos, de planeamento de um restauro (35%). A avaliação por exame obriga a ter frequência (realização dos três trabalhos – 60%) e aprovação em exame escrito (40%).