Disciplina Curricular

Solos e Conservação de Recursos SCR

Mestrado Bolonha em Gestão e Conservação de Recursos Naturais - MGCRN 200708

Contextos

Grupo: MGCRN 200708 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir conhecimentos para compreender a dinâmica da zona superficial da Litosfera e o comportamento dos elementos químicos (incluindo os potencialmente tóxicos para os ecossistemas) nos sistemas aquoso e sólido-líquido (solos/sedimentos). Aquisição de princípios de Hidrogeologia, em particular a porosidade e permeabilidade das formações geológicas, suas implicações na alimentação dos aquíferos e suscetibilidade em função da atividade humana.
Compreender a importância dos constituintes do solo no desempenho das suas funções nos ecossistemas terrestres. Conhecer os riscos de degradação dos solos submetidos a diferentes tipos de uso pelo Homem. Conhecer e compreender as principais técnicas de conservação e restauro de solos e substratos.
Adquirir conhecimento sobre os principais tipos de contaminantes que atingem os solos (inorgânicos e orgânicos), suas propriedades, atividades humanas que os veiculam, e principais tipos de estratégias de recuperação/tratamento de solos contaminados.

Programa

Geologia Ambiental: principais tipos de rochas, estrutura e tectónica. Geologia eCartografia de Portugal. Comportamento dos elementos químicos com maior relevância ambiental. Fases sólidas mais comuns na zona superficial da Litosfera. Meteorização. Reatividade das fases sólidas no sistema sólido-líquido. Hidrogeologia: porosidade, permeabilidade. Modelo de permeabilidade potencial, papel na conservação do solo e da água. Aquíferos: proteção/qualidade da água.
Solos: Importância e funções nos ecossistemas; Constituintes minerais e orgânicos; Estrutura; Retenção e fluxo de fluídos, nutrientes e substâncias; Degradação/Conservação. Uso e degradação do solo: Degradação física; Erosão e deslizamentos; Salinização; Diminuição da matéria orgânica. Medidas de conservação e boas práticas de uso do solo.
Contaminação e Remediação do Solo: principais contaminantes (inorgânicos/orgânicos); propriedades dos contaminantes que condicionam o seu comportamento; atividades humanas que os veiculam; valores-limite para contaminantes no solo; estratégias de recuperação/tratamento de solos.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas presenciais, onde são lecionados os fundamentos teóricos da matéria, que são depois aplicados nas aulas teórico-práticas, onde são analisados e discutidos casos de estudo ou resolvidos problemas práticos. Realização de uma saída no campus do ISA para observação das rochas que afloram na Tapada e de perfis de solos em zona florestal e nas áreas de vinha.
A avaliação consiste num exame final sobre a matéria teórica e teórico-prática (75% da classificação final), e na realização de dois trabalhos de grupo (T1 sobre Tema II da UC: Solos, Degradação e Conservação e T2 sobre Tema III da UC: Contaminação e Recuperação Ambiental; 12,5% + 12,5% da classificação) apresentados de forma escrita e oral.
As apresentações orais são discutidas e criticadas participando os alunos nessa discussão.
A realização destes trabalhos práticos integrados no processo de avaliação pretende desenvolver no aluno competências ao nível da análise de situações de degradação de solos, formas de a minimizar, bem como da avaliação de risco e da tomada de decisão em situações de contaminação de solos.

Disciplinas Execução

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2014/2015 - 1 Semestre

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