Currículo
Sociedade, Comunicação e Ambiente SCAmb
Contextos
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta unidade curricular é contribuir para que os estudantes desenvolvam conhecimentos e capacidades analíticas baseados em conceitos e ferramentas sociológicos que ajudem a ampliar e aprofundar a sua compreensão dos desafios da sustentabilidade. Mais especificamente, pretende-se que os estudantes sejam capazes de: - reconhecer o papel dos processos sociais na sustentabilidade ambiental; - identificar estruturas, dinâmicas e práticas sociais que afetam o desenvolvimento de soluções efetivas para problemas de sustentabilidade complexos; - discutir as articulações e lacunas entre conhecimento e ação no domínio da mudança de comportamentos; - usar conceções chave sobre comunicação que são fundamentais para envolver as partes interessadas nos problemas da sustentabilidade e desenvolver soluções colaborativas.
Programa
1. Dimensões sociais da sustentabilidade ambiental a. Sustentabilidade social: das necessidades humanas ao bem-estar, justiça e democracia b. Dimensões sociais dos impactos ambientais e construção social de riscos e crises ambientais 2. Emergência e evolução da sustentabilidade ambiental como preocupação pública a. Interações entre agendas mediáticas, opinião pública e tomada de decisões b. Influência dos media: dos modelos lineares a abordagens complexas da produção de sentido 3. Comunicação de ciência, ambiente e sustentabilidade a. Do modelo do défice de informação ao diálogo com a sociedade b. Participação e envolvimento dos cidadãos em processos científicos c. Controvérsias sociotécnicas, incerteza e desinformação 4. Práticas sociais, consumo e desafios societais às transições para a sustentabilidade a. Níveis macro, meso e micro na análise de processos sociais b. Mudança de comportamentos e distância entre conhecimento e ação c. Práticas sociais e a organização estrutural do consumo
Método de Avaliação
A avaliação contínua terá como condição a frequência de pelo menos 75% das aulas. Terá como base os seguintes elementos: - participação nas discussões e atividades realizadas nas aulas (com uma ponderação de 20% na nota final); - breve apresentação oral em grupo a partir da leitura crítica de um texto da bibliografia, seguida de discussão orientada pelo grupo (20%); - trabalho individual de pesquisa (8 a 10 páginas) (60%). Em alternativa, a avaliação pode ser realizada através de um exame final incidindo sobre todas as matérias do programa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The limited autonomy of the consumer: implications for sustainable development. In Southerton, D. et al. Sustainable Consumption: Implications of Changing Infrastructures of Provision. Manchester: Edward Elgar: Southerton, D., Warde, A. & Hand, M. 2004
- McQuail’s Media and Mass Communication Theory, SAGE: McQuail, D. & Deuze, M. 2020
- Sociology for sustainability science. Discover Sustainability, 2:47: Longo, S. et al. 2021
- Misunderstanding Science? The Public Reconstruction of Science and Technology. Cambridge: Cambridge University Press: Irwin, A. & Wynne, B. (Eds.) 2003
- Environmental Communication and the Public Sphere, Thousand Oaks: Sage: Cox, R. 2013
- Remaking Participation. Science, environment and emergent publics, Oxon: Routledge: Chilvers, J. & Kearnes, M. (Eds.) 2016
- A missing pillar? Challenges in theorizing and practicing social sustainability: introduction to the special issue. Sustainability: Science, Practice & Policy, 8(1): 3-14.: Bostrom, M. 2012