Currículo
Empreendedorismo Social EmpSoc
Contextos
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular fornece as ferramentas necessárias de como criar impacto social através do empreendedorismo. O empreendedorismo social inclui a identificação e exploração sustentável de oportunidades que geram mudanças sociais e bens públicos. Esta unidade curricular pretende orientar no processo de identificação de oportunidades sociais, bem como ajudar a transcrever essas ideias sociais num plano de negócios. Os alunos irão examinar e desenvolver as características pessoais e comportamentos fundamentais para se tornar um empreendedor social de sucesso e serão expostos às primeiras etapas do processo de empreendedorismo social, incluindo o desenvolvimento do business model canvas social e do plano de negócios. Esta unidade curricular destina-se a todos os interessados em iniciar o seu próprio negócio social, visto que permite a potenciais empreendedores iniciar, desenvolver e fazer crescer um novo empreendimento. Os objetivos de aprendizagem são: LOS 1: Compreender o papel e a importância do empreendedorismo social para o desenvolvimento econômico e impacto social LOS 2: Compreender os conhecimentos e skills essenciais para desenvolver uma empresasocialmente consciente. LOS 3: Desenvolver um pitch eficaz LOS 4: Compreender a identificar e abordar uma questão social e as ferramentas para medir o impacto social daS organizações. LOS 5: Desenvolver as principais etapas na elaboração de ideias sociais LOS 6: Descrever o que é um modelo de negócio social LOS 7: Desenvolver e analisar modelos alternativos de negócios sociais LOS 8: Aplicar skills analíticas e ferramentas certas para avaliar a envolvente externa LOS 9: Explique a importância do marketing numa start-up social LOS 10: Compreender o papel da forma legal, recursos humanos e operações nas etapas iniciais de uma start-up social. LOS 11: Compreender como desenvolver e interpretar um plano de negócios para auxiliar no desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social. LOS 12: Descrever as fontes de financiamento para start-ups sociais
Programa
PARTE I - EMPREENDEDORISMO 1. Introdução 1.1. Definição do conceito de empreendedor social e empreendedorismo social 1.2. Tipos de empreendedorismo 1.3. Barreiras ao empreendedorismo PARTE II - PITCH PARTE III - IDEIAS SOCIAIS PARA OPORTUNIDADES SOCIAIS 1. Reconhecimento de Oportunidades e Design Thinking 1.1. Fontes de ideias sociais 1.2. Geração de ideias de sociais 2. Critérios para Avaliar Oportunidades Sociais PARTE IV - DA IDEIA SOCIAL AO MERCADO 1. Business Model Canvas Social 2. Estratégia de Marketing e Comunicação PARTE V - DO MERCADO AO PLANO DE OPERAÇÕES 1. Criação de uma Start-up Social 1.1. Forma jurídica 1.2. Gestão geral 1.3. Operações PARTE VI - PLANO DE NEGÓCIOS E GESTÃO FINANCEIRA 1. O Plano de Negócios 2. Planeamento Financeiro 2.1. Como obter capital e atrair investidores 2.2. Medição do impacto social
Método de Avaliação
Nas aulas são lecionadas as componentes teóricas necessárias para atingir os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Este processo é coadjuvado pela resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas em sessões de ponto de situação com os alunos e, caso seja necessário, no atendimento aos alunos. A aprendizagem destes conhecimentos é avaliada em vários momentos de apresentação e discussão. Já a componente prática requerida para cumprimento dos objetivos é desenvolvida em todos os momentos de contacto com os alunos através da exposição e discussão dos conceitos fundamentais e sua aplicação aos seus projetos sociais.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The third sector in Italy in The third sector in Europe. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 45–62: Borzaga, C. 2004
- Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers, Hoboken, NJ: Wiley: Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Clark, T. 2010
- The Start-up Owner’s Manual – The Step by Step Guide for Building a Great Company, John Wiley & Sons Inc: Blank, S. & Dorf, B. 2020