Currículo
Seminário Plano de Dissertação SPlDis
Contextos
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular tem por objetivo preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado, a bom termo, uniformizar os conhecimentos sobre pesquisa e escrita científicas e introduzir um espírito de equipa e de partilha de informação e de discussão de ideias na classe de cada ano, criando ligações que utilizem o conhecimento das seis instituições envolvidas. A UC também se destina a capacitar os alunos para a gestão e organização de bibliografia e lidar com dificuldades que ocorram ao longo do período da dissertação. E promover a interação crítica e debate público de ideias, e o desenvolvimento e aprofundamento do Plano, a sua organização e calendarização.
Programa
Tipos possíveis de tese a desenvolver e adaptabilidade a cada caso particular. Pesquisa científica avançada. Treino de pesquisa científica avançada. Treino de gestão e organização de referências bibliográficas. Treino de escrita científica avançada, para elaboração de artigos. Treino de apresentação oral e de debate de temas científicos. Propostas de temas potenciais de dissertações pelas diferentes escolas envolvidas no Mestrado. Treino de organização da estrutura um plano de trabalho técnico-científico para uma dissertação. Aplicação ao delineamento e a calendarização dos trabalhos de cada tese. Entregáveis e marcos. Formas de reação a adversidades.
Método de Avaliação
Os debates de ideias e de propostas serão avaliadas pelo coordenador e outros intervenientes nas discussões, sendo atribuída uma nota de desempenho (50%). A avaliação no final (50% da nota) é dada pela apresentação oral da proposta do plano de tese incluindo objetivos gerais e particulares, capítulos e sua metodologia, resultados esperados, calendarização.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A Manual for writers of research papers, theses and dissertations. Univ Chicago Press. Chicago: Turabian KL 2013
- Surviving your Dissertation. Sage Publications Int. New-York: Rudestam, KE and RE Newton 2015
- From Research to Manuscript, A Guide to Scientific Writing. Springer Publishers. Germany: Katz, MJ 2009
- Science Research Writing for Non-native Speakers of English. Empirial College, World Scientific Press, London: Glasman-Deal, H. 2017