Currículo
Gestão e Conservação de Sistemas Fluviais GCSFluv
Contextos
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização > Unidade Curricular Optativas > 1º Ano
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras > Optativas - Água
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os compartimentos abióticos e biológicos dos ecossistemas de águas interiores, e compreender as suas interacções. Saber descrever o funcionamento ecológico e predizer os processos ecológicos naturais e sob o efeito de diferentes pressões de origem humana. Desenvolver os conhecimentos para evitar e mitigar essas alterações, gerir e planear restauro ecológico. Saber monitorizar a qualidade ecológica em meio aquático. Perceber e treinar o processo de planeamento hídrico para a recuperação da qualidade ecológica.
Programa
Parte I - Cenário hidro-geomórfico e hidráulico. Principais zonagens e hierarquização dos sistemas fluviais. Mineralização e componentes maioritários, minoritários e gases. Estratificações térmicas e químicas em meio aquático. Matéria orgânica. Regime natural de caudais. Comunidades biológicas, tipologia e funcionamento de ecossistemas fluviais. Peixes portugueses. Espécies e guildas. Gradientes espaciais, temporais e tróficos. Parte II - Pressões nos sistemas fluviais e formas de mitigação. Formas de poluição. Restauro de albufeiras e oligotrofização. Regularização, alterações do regime de caudais e extracção de água. Caudais ecológicos. Situação em Portugal e formas de implementação de caudais de manutenção ecológica. Fragmentação da conectividade. Passagens para peixes, tipologia, localização e dimensionamento. Estrutura e ecologia ripárias. Restauro da vegetação ripária. Alterações morfológicas do canal e dos leitos fluviais. Extração de inertes. Efeitos e formas de mitigação. Restauro de habitats, de troços e de segmentos fluviais. Avaliação da qualidade da água, ecológica e piscícola. Índices oficiais e seu cálculo.
Método de Avaliação
A disciplina é avaliada em contínuo por dois testes teóricos, um da primeira e outro da segunda parte da matéria, correspondendo a cerca de 50 % da nota final. Três relatórios práticos complementam a nota, sobre temas de aplicação, por exemplo, analisar características químicas de águas naturais, calcular curvas de uso de habitat, aplicar um índice de qualidade ecológica, avaliar a qualidade da mata ripária, aplicar a metodologia de amostragem de pesca eléctrica. Os alunos trabalham para estes em grupos de 2-3. Caso a nota final seja superior a 9,5, os alunos estão dispensados de exame. O exame tem duas chamadas e é feito após o período de aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Riverine Ecosystem Management. Springer Open: Scmutz S & J. Sendzimir 2018
- Stream and Watershed Restoration, a Guide to Restoring Riverine Processes and Habitats. John Wiley and Sons, NewYork: Roni, P and T. Beechie 2013
- Conceptos y Técnicas en Ecología Fluvial. Fundación BBVA. Spain: Elosegi, A & S Sabater 2009
- Stream Ecology, Structure and Functioning of Freshwaters. Springer. London: Allan, JD & MM Castillo 2007
- Livros de texto e artigos, disponibilizados em pdf. Os artigos variam anualmente.: - -
- Textos relativos ao desenvolvimento dos trabalhos práticos.: - -
- Apresentações relativas a cada aula, teórica ou prática, disponibilizadas no site da disciplina.: - -