Currículo

Desenvolvimento de Produtos Funcionais DPF

Contextos

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização > Unidade Curricular Optativas > 1º Ano

Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras > Optativas - Terra

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Abordar os conhecimentos científicos no que respeita a composição e o processamento de matérias-primas de origem vegetal. • Identificar fontes vegetais passíveis de serem utilizadas/valorizadas no desenvolvimento de produtos funcionais utilizando como matérias-primas produtos hortofrutícolas e subprodutos das respetivas indústrias, bem como outros recursos naturais não explorados. • Perceber os mecanismos envolvidos na síntese dos compostos bioativos. • Estudar processos de extração e estabilização dos referidos compostos. • Equacionar aplicações para a indústria alimentar, farmacêutica, cosmética ou outras. • Desenvolver o raciocínio, o espírito crítico, o gosto pela pesquisa e pelo trabalho em grupo e a capacidade de síntese e de comunicação escrita e oral.

Programa

1. Introdução. Composição geral dos produtos vegetais. Compostos bioativos de origem vegetal. 2. Função dos referidos compostos na planta e interesse sob o ponto de vista tecnológico e funcional. 3. Diversidade biológica. Caracterização das espécies. Estudos de caso 4. Identificação das principais fontes de compostos bioativos de origem vegetal: produtos hortofrutícolas e subprodutos das respetivas indústrias e plantas aromáticas e medicinais. 5. Atividade metabólica dos produtos hortofrutícolas no pós-colheita. Stresses abióticos na promoção da síntese de compostos bioativos. 6. Metodologias de extração de compostos bioativos. Problemática relacionada com a instabilidade dos mesmos. 7. Metodologias de estabilização. 8. Desenvolvimento de produtos funcionais.

Método de Avaliação

Aulas teóricas, predominantemente expositivas, em que se fomenta a participação dos alunos, complementadas com aulas teórico-práticas de aplicação dos conceitos teóricos e realização de trabalho em grupo com o objetivo de demonstrar e aplicar os conceitos adquiridos, a casos concretos. Apresentação e discussão de um trabalho de grupo cujo tema é apresentado nas primeiras aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A bibliografia é constituída pelo material disponibilizado no Fenix/Moodle relativo às aulas teóricas e teórico-práticas, por livros de texto, e por um conjunto de artigos científicos, principalmente de revisão.: The bibliography consists of the material provided during lectures and in Fenix/Moodle, by books and a collection of reviews focusing on modern methods in plant natural products. -

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º semestre

2024/2025 - 2º semestre