A nova plataforma Fénix, a utilizar a partir do ano letivo 2018-2019, está disponível em https://fenix-edu.isa.ulisboa.pt

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sónia Talhé Azambuja


  • Doutora no ramo de História, na especialidade de Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a classificação máxima, por unanimidade, de Aprovada com Distinção e Louvor (2015).
  • Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2006).
  • Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (2000).
  • Professora Auxilar Convidada de Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, leciona unidades curriculares de História da Arte Geral, de História e Teoria da Arte dos Jardins e de Recuperação e Gestão da Paisagem Cultural da Licenciatura (1.º Ciclo) e Mestrado (2.º Ciclo) em Arquitectura Paisagista do ISA/ULisboa, coordenadas pela Prof. ª Doutora Cristina Castel-Branco. É Docente do ISA/ULisboa desde 2008 até à atualidade.
  • Professora do Programa Doutoral em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana-LINK do ISA/ULisboa, FC/UPorto e UCoimbra.
  • Entre 2000 e 2019 orientou e coorientou 22 dissertações de Mestrado em Arquietura Paisagista no ISA/ULisboa. Presentemente orienta 10 dissertações de Mestrado de Arquitetura Paisagista em curso no ISA/ULisboa.
  • Investigadora do Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN/InBIO/ISA) e do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (IHA/FL/ULisboa)
  •  Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade do Algarve, docente nas unidades curriculares de História da Arte dos Jardins I, História da Arte dos Jardins II, Arquitetura Paisagista II e Antropologia do Espaço do 1.º Ciclo de Arquitetura Paisagista. É docente da UAlg desde 2003 até à atualidade.
  • Membro da Equipa de Investigação do Projeto NoVOID - Ruins and vacant lands in the Portuguese cities: exploring hidden life in urban derelicts and alternative planning proposals for the perforated city (Ref.ª PTDC/ATP-EUR/1180/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2015-2019), coordenado pelo Prof. Doutor Eduardo Brito-Henriques (IGOT/Ulisboa).
  • Membro da Equipa de Investigação do Projeto LX GARDENS - Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico (ref.ª PTDC/EAT-EAT/110826/2009), projeto do CEABN/ISA/UTL, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2011-2014), coordenado pela Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA/ULisboa).
  • Presidente da Direção da AAJBA-Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda 2019-2022).
  • Secretária-geral e Membro da Comissão de Avaliação Curricular da APAP-Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagista (2019-2020).
  • Membro do ICOMOS-IFLA International Scientific Committee on Cultural Landscapes (órgão consultivo internacional da UNESCO para a classificação de Património Mundial) de 2009 a 2019).
  • Autora do livro A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e a Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa (Lisboa: Scribe, 2017).

 

Web: www.soniaazambuja.com