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Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola
Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia
Plano Curricular MVE 2010-2011
Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola
(GMCSV)
Áreas Científicas - Ciências Económicas e Sociais (CES) ContextosGrupo: MVE 2010-2011 > 2º Ciclo > Tronco Comum Período: 1 Ano, 2 Semestre ObjectivosMódulo 1 - Gestão: introdução de conceitos básicos de gestão de organizações, com especial ênfase na gestão e análise custos; caracterização dos principais tipos de resultados e respectivas metodologias de apuramento; capacidade de interpretração dos principais indicadores de rendibilidade e viabilidade de investimentos. Módulo 2 – Econbomia e política da vinha e do vinho: situar a importância do sector vitivinícola comunitário num contexto mundial, proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais aspectos da na Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: medidas de controlo do potencial vitícola, medidas de apoio ao sector através dos programas nacionais, regras para as Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas. Introduzir os conceitos de procura e oferta para analisar o comportamento do mercado do vinho. Módulo 3 – Marketing de vinhos: dar uma visão global do marketing e da forma como este influencia a gestão das empresas; destacar os aspectos específicos da vitivinicultura e a forma como estes influenciam o marketing do sector aos mais diversos néveis; Proporcionar o contacto com experiências práticas na área do marketing de vinhos. ProgramaMódulo 1 – Gestão 1.1.Classificação e gestão de custos 1.2.Os custos e a gestão de recursos: trabalho, capital e empresário 1.3.Resultados económicos e financeiros: elaboração de orçamentos para apuramento e análise de resultados 1.4.Introdução à análise de projectos de investimento Módulo 2 – Economia e Política da Vinha e do Vinho 2.1 Importância do sector vitivinícola da UE e principais tendências de evolução do mercado do vinho 2.2 Introdução à Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: o processo de reforma 2.3 A nova OCM do vinho: medidas de apoio (os programas nacionais de apoio), gestão do potencial de produção, regras para a Denominação de Origem Protegida i Indicação Geográfica, outras regras; 2.4 O mercado do vinho: procura, oferta e formação dos preços Módulo 3 – Marketing de vinhos 3.1 – Introdução ao marketing 3.2 – Especificidades do marketing de vinhos 3.3 – A gestão de marketing do produto 3.4 – A estratégia e o planeamento em marketing de vinhos 3.5 – Estudos de mercado 3.6 – Estudos de caso Metodologia de avaliaçãoMódulo 1 – Gestão: teste escrito no final do módulo
Módulo 2 – Economia e Política da Vinha e do Vinho: teste escrito no final do módulo;
Módulo 3 – Marketing de vinhos: a classificação final deste módulo resulta da soma ponderada da Classificação Final do Relatório do Trabalho de Grupo (CFRFTG), Classificação Final da Apresentação do Trabalho de Grupo (CFApTG) e Classificação Final do Trabalho Individual (CFTI), obtida através da seguinte expressão: CF = CFRFTGx0,5 + CFApTG x 0,3 + CFTI x =,2. A classificação em cada uma das componentes de avaliação não pode ser inferior a 10 valores. Nível2º Ciclo (M) RegimeSemestral Carga HoráriaAula Teórica (T): 0.0 h/semestre Aula de Problemas (TP): 70.0 h/semestre Orientação Tutorial (OT): 14.0 h/semestre Trabalho Autónomo: 84.0 h/semestre Créditos ECTS: 6.0
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