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ISA  >  Ensino  >  MVE  >  MVE 2010-2011  >  Currículo  >  Génese e Qualidade do Solo

Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia

Plano Curricular MVE 2010-2011


Génese e Qualidade do Solo (GQS)

Áreas Científicas - Ciências da Terra (CT)

Contextos

Grupo: MVE 2010-2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano > Área científica: CDT ou BIO

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Objectivos

Adquirir conhecimentos gerais sobre:
(i) os processos gerais de formação dos solos e do papel dos diversos factores de formação dos mesmos que condicionam a sua diversidade e distribuição a diferentes escalas;
(ii) a classificação de solos e a análise de documentos cartográficos;
(iii) a avaliação de terras e da qualidade do solo.

Programa

As funções do solo, os ecossistemas e a sociedade. Factores de formação do solo. Processos gerais de formação, evolução e distribuição dos solos à escala global e local nas principais regiões bioclimáticas. Sistematização universal dos solos (“World Reference Base for Soil Resources”; “Soil Taxonomy”). Classificação dos solos que ocorrem em Portugal e análise das condições que determinam a sua distribuição e características. Análise da informação cartográfica dos solos em Portugal.
Organismos do solo. As acções dos organismos. Grupos de organismos. Diversidade, abundância, biomassa e actividade metabólica. Fixação simbiótica de azoto. Sistemas micorrízicos.
O solo, a dinâmica do carbono e dos nutrientes e a estabilidade dos ecossistemas. Interacções entre o solo e as plantas; a diversidade do perfil do solo, o sistema de uso e a qualidade do solo. Avaliação de terras (“land evaluation”) e da qualidade do solo. Modificações das funções do solo. Processos de degradação e a resiliência do solo. As características do solo e os princípios gerais para a conservação e reabilitação do solo.

Metodologia de avaliação

A unidade curricular GÉNESE E QUALIDADE DO SOLO compreende dois módulos: (a) Factores e processos de formação do solo, (b) Classificação, avaliação e qualidade do solo e da terra.

A frequência da unidade curricular é obtida por intermédio da participação nas aulas. Como requisito mínimo é obrigatório a presença em 21 das 28 sessões lectivas previstas. Este requisito não se aplica aos alunos com o estatuto de trabalhador-estudante (Lei nº 116/97).

A avaliação da unidade curricular far-se-á:

(a) Através de testes abrangendo a matéria de cada módulo, cuja nota mínima é de oito valores. Desde que a nota média obtida nos módulos seja no mínimo de dez valores, o aluno poderá prescindir do exame final da unidade curricular.

(b) Através da realização de um Exame Final em que o aluno tem de obter uma nota mínima de 10 valores, sendo oito a nota mínima a obter em cada um dos módulos.

Nível

2º Ciclo (M)

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 35.0 h/semestre

Aula de Problemas (TP): 35.0 h/semestre

Orientação Tutorial (OT): 14.0 h/semestre

Trabalho Autónomo: 84.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0