Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISA  >  Ensino  >  MVE  >  MVE 2016-2017  >  Currículo  >  Microbiologia Enológica

Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia

Plano Curricular MVE 2016-2017


Microbiologia Enológica (MEnolo)

Áreas Científicas - Biologia (B)

Contextos

Grupo: MVE 2016-2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Objectivos

- Estudar as bases ecológicas das fermentações associadas à produção de vinhos.
- Estudar a aplicação de fermentos e o acompanhamento de fermentações vinárias.
- Discutir os fundamentos de higiene na indústria dos vinhos;
- Estudar os microrganismos de alteração, sua detecção e avaliação organoléptica dos defeitos causados;
- Interpretar resultados de análises microbiológicas.

Programa

Os micróbios do vinho e o seu habitat natural: os ecossistemas vinha/uvas, adega e linha de engarrafamento. A transformação do mosto em vinho: fermentação alcoólica, bioquímica da fermentação e vias metabólicas, metabolismo dos açucares e dos compostos azotados; fermentação vinária, a especificidade do mosto de uva; populações mistas, cinética de crescimento e factores em jogo; aplicação de fermentos, amuos de fermentação. Bioconversão do ácido málico: pela videira; pelas bactérias (“fermentação maloláctica”), bactérias lácticas, cocos e bastonetes, bioquímica e fisiologia da fermentação maloláctica, utilização de fermentos e factores condicionantes; pelas leveduras, o caso de Schizosaccharomyces sp. Microrganismos de alteração de vinhos: leveduras, os casos de Dekkera sp. e de Zygosaccharomyces sp., leveduras de véu; bactérias lácticas e acéticas. Estabilização microbiológica de vinhos: conservantes, processos térmicos e filtrações; higiene e controlo microbiológico, conceitos básicos de sanificação em enologia, programas de lavagem e desinfecção, o HACCP em enologia.

Metodologia de avaliação

Frequência: presença em 75% do total de aulas; o resultado da frequência será expresso por uma das fórmulas admitido ou não admitido a exame.Exame final: o exame final constará de uma prova escrita versando toda a matéria da disciplina.

Nível

2º Ciclo (M)

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 28.0 h/semestre

Aula de Laboratório (PL): 42.0 h/semestre

Orientação Tutorial (OT): 14.0 h/semestre

Trabalho Autónomo: 84.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0