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ISA  >  Ensino  >  MVE  >  MVE 2016-2017  >  Currículo  >  Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola

Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia

Plano Curricular MVE 2016-2017


Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola (GMCSV)

Áreas Científicas - Ciências Económicas e Sociais (CES)

Contextos

Grupo: MVE 2016-2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Objectivos

Módulo 1 - Gestão: introdução de conceitos básicos de gestão de organizações, com especial ênfase na gestão e análise custos; caracterização dos principais tipos de resultados e respectivas metodologias de apuramento; capacidade de interpretração dos principais indicadores de rendibilidade e viabilidade de investimentos.
Módulo 2 – Econbomia e política da vinha e do vinho: situar a importância do sector vitivinícola comunitário num contexto mundial, proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais aspectos da na Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: medidas de controlo do potencial vitícola, medidas de apoio ao sector através dos programas nacionais, regras para as Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas. Introduzir os conceitos de procura e oferta para analisar o comportamento do mercado do vinho.
Módulo 3 – Marketing de vinhos: dar uma visão global do marketing e da forma como este influencia a gestão das empresas; destacar os aspectos específicos da vitivinicultura e a forma como estes influenciam o marketing do sector aos mais diversos néveis; Proporcionar o contacto com experiências práticas na área do marketing de vinhos.

Programa

Módulo 1 – Gestão
1.1.Classificação e gestão de custos
1.2.Os custos e a gestão de recursos: trabalho, capital e empresário
1.3.Resultados económicos e financeiros: elaboração de orçamentos para apuramento e análise de resultados
1.4.Introdução à análise de projectos de investimento
Módulo 2 – Economia e Política da Vinha e do Vinho
2.1 Importância do sector vitivinícola da UE e principais tendências de evolução do mercado do vinho
2.2 Introdução à Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: o processo de reforma
2.3 A nova OCM do vinho: medidas de apoio (os programas nacionais de apoio), gestão do potencial de produção, regras para a Denominação de Origem Protegida i Indicação Geográfica, outras regras;
2.4 O mercado do vinho: procura, oferta e formação dos preços
Módulo 3 – Marketing de vinhos
3.1 – Introdução ao marketing
3.2 – Especificidades do marketing de vinhos
3.3 – A gestão de marketing do produto
3.4 – A estratégia e o planeamento em marketing de vinhos
3.5 – Estudos de mercado
3.6 – Estudos de caso

Metodologia de avaliação

Módulo 1 – Gestão: teste escrito no final do módulo

Módulo 2 – Economia e Política da Vinha e do Vinho: teste escrito no final do módulo;

Módulo 3 – Marketing de vinhos: a classificação final deste módulo resulta da soma ponderada da Classificação Final do Relatório do Trabalho de Grupo (CFRFTG), Classificação Final da Apresentação do Trabalho de Grupo (CFApTG) e Classificação Final do Trabalho Individual (CFTI), obtida através da seguinte expressão: CF = CFRFTGx0,5 + CFApTG x 0,3 + CFTI x =,2. A classificação em cada uma das componentes de avaliação não pode ser inferior a 10 valores.

Nível

2º Ciclo (M)

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semestre

Aula de Problemas (TP): 70.0 h/semestre

Orientação Tutorial (OT): 14.0 h/semestre

Trabalho Autónomo: 84.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0