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Mestrado Bolonha em Sistemas Agrários Tropicais: Produção, Sociedade e Políticas

Plano Curricular M.S.A.Tropicais: P.,S.P. 2017/2018


Análise de Sistemas Agrários (ASAgr)

Áreas Científicas - Ciências Económicas e Sociais (CES)

Contextos

Grupo: M.S.A.Tropicais: P.,S.P. 2017/2018 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Objectivos

Espera-se que os alunos adquiram:
(1) as noções, conceitos e metodologias necessárias ao diagnóstico das condicionantes económicas e sociais dos sistemas de produção agrícola e/ou da actividade florestal e da sua interacção com as condicionantes ecológicas.
(2) as noções e conceitos necessários à compreensão das lógicas ou racionalidades económicas de diferentes tipos de actores, nomeadamente gestores de exploração agrícola ou proprietários de terra.
(3) a noção da mudança tecnológica como um processo social e uma visão holística das condicionantes e desafios que se colocam à inovação tecnológica e organizacional na agricultura e floresta, perante as exigências de sustentabilidade num contexto de alterações climáticas.
(4) competências para o debate em torno do modelo tecnológico e do modelo de exploração agrícola ou de ordenamento e gestão do espaço florestal privilegiados em diferentes contextos socioeconómicos, e da sua relação com os modelos de desenvolvimento.

Programa

1. Sistema agrícolas e agrários
Sistema, escalas de análise e tipo de análise. Percurso histórico da análise dos sistemas de produção: escolas francesa e anglo-saxónica. Uma perspectiva histórica e de geografia comparada da transformação dos sistemas agrários
2. Trabalho e tecnologia
Trabalho, duração e qualificação. Produtividade e tecnologia. Formas sociais de trabalho, familiar, entrejuda, colectivo, assalariado, subcontratado. Divisão social de trabalho. Modelos de trabalho
3. Questão da terra
Estrutura da propriedade e das unidades de produção. Fragmentação e concentração. Fertilidade agronómica e económica. Intensidade e intensificação. Sustentabilidade. Questão agrícola e social da terra.
4. Lógicas de gestão
Critérios de diferenciação de agricultores e proprietários florestais. Agricultura camponesa, familiar e entrepresarial. Racionalidades e contas económicas
5. Metodologia e técnicas de diagnóstico dos sistemas produtivos.
Escalas de análise: sistema agrário, sistema de produção e sistema de cultura. Objectivos e aspectos observados em cada escala. Indicadores. Resultados e modos de representação.

Metodologia de avaliação

(1) Avaliação contínua ou ao longo do semestre (que requer a presença em pelo menos 75% das aulas) engloba duas componentes: teste escrito (50% da nota) e a apresentação em sala de aula dos trabalhos práticos realizados pelos alunos (50% da nota).

(2) Avaliação por exame final. Segue as normas em vigor no ISA.

Nível

Desconhecida

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semestre

Aula de Problemas (TP): 35.0 h/semestre

Trabalho Autónomo: 7.0 h/semestre

Créditos ECTS: 3.0