Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
HCA/2017-2018/1-semestre
>
Sumários
História e Cultura Africanas (1 º Sem 2017/2018)Sumários19/12/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Sustentabilidade dos modos de vidaModelo de análise da sustentabilidade dos modos de vida – SLF/SLA. Metodologias de recolha de dados qualitativos e quantitativos e exemplos de aplicação prática. Conversa com os alunos sobre a visita à exposição Secrets to Tell de Grada Kilomba.
Modificado em
23/01/2018 13:33
Presenças:
6 alunos.
12/12/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Processo de relação rural/ urbano e movimentos migratóriosEvolução das cidades imperiais. Séc. XVI – cidades portuárias; Séc. XVII – Desenvolvimento de manufaturas; Séc. VIII – Monoculturas e sua exportação para os centros europeus; Séc. XIX – Cidades de interior em torno da produção de matérias-primas, rede de caminhos-de-ferro; Séc. XX – Segregação urbana; descolonização. Desenvolvimento das cidades em torno do consumo de combustíveis fósseis. Crescimento urbano em África 1990-2010. Principais problemas das grandes metrópoles africanas: dispersão do centro, centralização política. Visões otimistas da urbanização do continente africano.
Modificado em
23/01/2018 13:32
Presenças:
6 alunos.
05/12/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Economia, mercado e troca IITeoria dos sistemas-mundo de Immanuel Wallerstein – aspetos económicos, políticos e culturais. Forças e fraquezas desta teoria. Gemeinschaft e Gesellschaft – duas formas de organização social. Teorias estruturalistas e neoliberais dos processos migratórios. Fatores condicionantes das migrações urbano-rural. Fatores push e fatores pull.
Modificado em
23/01/2018 13:31
Presenças:
6 alunos.
28/11/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Economia, mercado e troca IEconomias de subsistência e de mercado e acesso a bens alimentares. Fatores de produção de bens alimentares (terra, trabalho, capital e organização). Condicionantes no acesso ao mercado de alimentos (preço, poder de compra, problemas ambientais e de governação). Economia formal e informal. Transição do setor informal para o formal – princípios da OIT. Globalização e novos blocos económicos pós-Guerra Fria.
Modificado em
23/01/2018 13:29
Presenças:
6 alunos.
21/11/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Módulo 6 – Sustentabilidade dos modos de vida vs sustentabilidade ambientalSistemas tradicionais africanos de uso, acesso e posse da terra; leis colonais, pós-colonais e consequente pluralismo legal; sistemas de cadastro e registo de posse individual e coletiva; o papel do Banco Mundial na aletração das leis da terra; reformas agrárias pelo mercado vs. reformas agrárias para redução da pobreza; fim da “Fronteira Africana” e suas consequências sociais e ambientais.
Modificado em
23/01/2018 13:26
Presenças:
não foram contabilizadas.
14/11/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Módulo 3 - Família, parentesco, género, herança e sucessão e sistemas de posse de terraDescendência e aliança; Casamentos e relações de troca; Descendência matrilinear, patrilinear e bilateral; Tipos de residência; O modo de produção linhageiro; Riqueza em pessoas vs. Riqueza em coisas; Economia da poligamia; Ciclo de desenvolvimento dos grupos doméstcos; Noção de pessoa; Ritos de passagem; A construção do género.
Modificado em
23/01/2018 12:55
Presenças:
não foram contabilizadas.
07/11/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Módulo 3 - Família, parentesco, género, herança e sucessão e sistemas de posse de terraReflexão com os alunos sobre os conteúdos das aulas anteriores do módulo 2; Parentesco: biologia e cultura; Parentesco e modernidade; Objectivos dos sistemas de parentesco; Diagramas de parentesco; Terminologia básica do parentesco; Linhagens e clãs.
Modificado em
23/01/2018 12:55
Presenças:
6 alunos.
31/10/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Modulo 1 (cont.)Evolução das políticas agrárias coloniais em Angola entre o século XIX e o início da década de 1970. Apresentação e discussão do caso dos colonatos modelo destinados a colonos oriundos da metrópole (colonato da Cela e Cunene). Reflexão sobre o impacto da investigação científica agronómica nas ideias e práticas sobre o desenvolvimento da agricultura em Angola, no quadro dos planos de fomento para o ultramar.
Modificado em
23/01/2018 12:54
Presenças:
6 alunos.
24/10/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Módulo 2 (cont.)Organização política centralizada versus descentralizada; perspetivas sobre os estados centralizados; o impacte do estado colonial e da política de "despotismo descentralizado" sobre as sociedades rurais; Estratégias de colaboração e resistência; o estado pós-colonial e as teorias explicativas da sua desintegração.
Modificado em
23/01/2018 12:53
Presenças:
5 alunos.
17/10/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Módulo 2Discussão sobre a complexidade do conceito e a forma como adquiriu nova importância estratégica devido à geopolítica pós-colonial e ao ativismo de minorias; etnocentrismo como mecanismo protector; diferentes correntes no estudo da etnicidade; I. Kopytoff e a ideia da "fronteira africana"; etnicidade moral e tribalismo político; os perigos da política da autoctonia.
Modificado em
23/01/2018 12:52
Presenças:
4 alunos.
10/10/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Tráfico negreiro e seus impactos. Reflexão sobre as últimas aulas.1ª parte – Debate atual sobre a escravatura. O tráfico negreiro e o seu impacto económico, social e demográfico. 2ª parte – Reflexão com os alunos sobre os conteúdos das três aulas.
Modificado em
23/01/2018 12:49
Presenças:
4 alunos.
03/10/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Fontes históricas. Construção de Angola como unidade.A problemática das evidências que são fontes para o historiador: primárias, secundárias; internas, externas; o espaço, cartografia (simbologia simbólica e política); cultura material; fontes textuais; unidades de troca; línguas; construções iconográficas. Conceções cosmogónicas como ferramentas para o conhecimento da diversidade identitária. A construção de “Angola” como unidade na diversidade.
Modificado em
23/01/2018 12:46
Presenças:
não foram contabilizadas.
26/09/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Complementaridade Guiné - Cabo Verde e construção de um mundo guineense-cabo-verdianoA complementaridade comercial entre a Guiné e o arquipélago de Cabo Verde e a construção de um mundo guineense-cabo-verdiano; o papel dos lançados na emergência da identidade luso-africana na Guiné; o substrato euro-africano no povoamento do arquipélago de Cabo Verde; Cabo Verde, uma sociedade escravocrata. Emergência de formas culturais mestiças e formas de trânsito religioso.
Modificado em
23/01/2018 13:19
Presenças:
4 alunos.
19/09/2017 11:45 Aula Teórico-Práticas Representações do continente africano e construção de identdadesRepresentações do continente africano e construção identidades fragmentadas e em interação. Histórias construídas dentro e fora do continente. Video Chimamanda Ngozi Adichie – TED talk (escritora/ativista nigeriana). Centros de poder político e simbólico anteriores aos contactos europeus: o exemplo do Reino do Congo. Diversidade étnica e construções identitárias coloniais.
Modificado em
23/01/2018 13:18
Presenças:
4 alunos.
|