Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
IEAUrb/2015-2016/2-semestre
>
Página Inicial
Introdução aos Espaços Arborizados Urbanos (2 º Sem 2015/2016)Breve introdução
Esta Unidade Curricular visa introduzir os alunos às principais questões colocadas pela manutenção e conservação de árvores em espaço urbano, nas vertentes de concepção técnica da arborização, manutenção e condução das árvores urbanas, e implicações ambientais e na saúde e bem-estar dos habitantes. Programa, 2015 / 2016: Módulo 1 – As árvores no ambiente urbano. 1. Arboricultura e silvicultura urbana: objecto, conceitos e princípios; 2. A árvore na cidade: como, onde e para quê; 3. Desenvolvimento da estrutura arbórea e limitações do espaço urbano. Módulo 2 – Selecção de espécies e produção de plantas para uso em ambiente urbano. 1. Selecção de espécies para arborização em meio urbano; 2. Critérios de avaliação da qualidade das plantas e selecção de exemplares para plantação; 3. Produção de plantas e transplantação. Módulo 3 – Gestão de espaços arborizados urbanos e condução das árvores. 1. Instalação e condução de árvores em ambiente urbano; 2. Instrumentos de gestão das árvores urbanas; 3. As podas e a condução de árvores ornamentais. Módulo 4 – Protecção das árvores urbanas e avaliação visual de risco (Visual Tree Assessment). 1. Doenças e pragas das árvores urbanas; 2. Avaliação visual do risco (Visual Tree Assessment, VTA); 3. Diagnóstico de doenças e pragas e avaliação da estabilidade mecânica das árvores.
Corpo DocenteAntónio Fabião (Responsável) |