Análise Matemática (2 º Sem 2014/2015)

LEFRN , LB , LEA , LEAlim , LEAmb , LEZ

Últimos Anúncios

Classificações da Época Especial de exame

A situação atual dos alunos, incluindo a classificação obtida no exame da Época Especial, está disponível na Secção Avaliação (após validação).

Breve introdução

Destinatários:  Estudantes das licenciaturas em Engenharia e Biologia do ISA.
Objectivos:  Compreensão dos conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral. Amadurecimento da formação matemática.
Pré-requisitos:  Formação matemática a nível do ensino secundário.
Carga horária
semanal:
 8 horas = 2 x 2.5 h aulas teórico-práticas  + 3h  estudo livre (6 ECTS).
Funcionamento:
  • Aulas teórico-práticas - apresentação da  matéria e de exemplos pelo docente; resolução de exercícios pelos alunos; esclarecimento de dúvidas.
  • Estudo livre - trabalho do aluno que inclui a compreensão das matérias e exemplos apresentados nas aulas e resolução de exercícios.
Avaliação:

Por testes.
Dois testes (17 de abril e 29 de maio), cada um com cotação de 10 valores. Considera-se aprovado o aluno que obtenha pelo menos 10 valores na soma das classificações obtidas nos testes. A classificação final será o valor dessa soma.

Por exame final.
Só pode apresentar-se a exame um aluno que tenha obtido frequência. Considera-se aprovado o aluno com nota de exame final >=10 valores.
Observações: Um aluno aprovado por testes que se apresente à 1ª chamada de exame anula a nota dos testes; um aluno que tenha sido aprovado por testes ou na 1ª chamada de exame pode apresentar-se para melhoria de nota na 2ª chamada após inscrição na Divisão Académica.

Frequência:  Obtida com soma das classificações dos testes >= 4.5 valores ou classificação em algum dos testes >=3.0 valores. As classificações dos testes são afixadas com 1 casa decimal.

Programa:

• Cálculo diferencial, primitivas e cálculo integral de funções de uma variável.
  • Equações diferenciais.
  • Cálculo diferencial e extremos de funções de várias variáveis. Integral duplo.
Bibliografia adicional:
Docentes:
  • Adelino Paiva | Turma 9
  • Elsa Gonçalves | Turma 6 (2ª parte do semestre)
  • Emília Pinto | Turma 3 e Turma 7 (1ª parte do semestre)
  • Fernanda Valente | Turma 5
  • Isabel Faria | Turma 1 (1ª parte do semestre)
  • Isabel Martins | Turma 4 e Turma 7 (2ª parte do semestre)
  • Jorge Cadima | Turma 2 e Turma 6 (1ª parte do semestre)
  • Maria João Martins | Turma 13 e Turma 10 (2ª parte do semestre)
  • Marta Mesquita | Turma 10 (1ª parte do semestre)
  • Pedro Silva | Turma 1 (2ª parte do semestre)