Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sistemas de Produção Hortícola, Frutícola e Vitícola I (1 º Sem 2017/2018)

LEA

Programa

Sistemas de Produção Hortícola, Frutícola e Vitícola I

Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

1. Colheita e qualidade da fruta, hortaliças e uvas. Determinação da data de colheita e avaliação da qualidade. Técnicas pós-colheita.
2. Biologia e ecologia das fruteiras lenhosas e da vinha. Hábitos de vegetação e de frutificação, ciclos biológicos e culturais e aspectos básicos da ecofisiologia das culturas.
3. Poda e condução da vinha e das fruteiras. Princípios e métodos de poda. Sistemas de condução.
4. Propagação de plantas. Princípios e prática da propagação de plantas lenhosas e herbáceas. Produção de plantas em viveiro
5. Biologia e utilização das hortaliças. Principais hortaliças, órgãos comestíveis, utilização, valor nutritivo e condicionantes da produção
6. Trabalhos práticos: (1) Rendimento e poda da videira; (2) Qualidade dos frutos; (3) Propagação.
7. Visitas de estudo a viveiros e a produtores de uvas, fruta e hortaliças