Sumários

Zootecnia de precisão

10 Novembro 2025, 08:30 André Martinho de Almeida

Zootecnia de precisão

Introdução
Aplicações
Estudos de caso
Conclusões


Proteção das culturas de precisão/digital

3 Novembro 2025, 08:30 José Carlos Franco Santos Silva

Conceitos. Sensores e sistemas de deteção remota próxima. Satélites, Drones, Câmaras e Sensores Terrestres (fixas), Sensores Acopláveis a Tratores, Máquinas Agrícolas e Robôs, Dispositivos Portáteis de Imagem. Exemplos. Aplicação de pesticidas: recuperadores de calda, taxa variável (tratores, drones). Gestão de coberto vegetal (infestantes): robôs. Largadas de insetos auxiliares para luta biológica (táticas aumentativas): drones. Largadas de insetos estéreis (SIT – Luta autocida): drones; exemplos de programas de SIT a nível mundial. Técnica da confusão sexual: Sistema de regulação temporal da difusão de feromona “PUFFERS”; caso da cochonilha-algodão-da-vinha. 


Montagem de um sistema automatico de rega gota-a-gota com base em medições de sensores de humidade do solo

24 Outubro 2025, 11:00 Maria do Rosário da Conceição Cameira

c


Montagem de um sistema automatico de rega gota-a-gota com base em medições de sensores de humidade do solo

24 Outubro 2025, 08:45 Maria do Rosário da Conceição Cameira

Aula prática de laboratório dedicada à automatização da rega com base em medições de sensores de humidade do solo, de baixo custo.
Durante a aula, os alunos montaram e testaram um sistema automático de rega gota-a-gota, efetuando as ligações entre sensores de humidade, placas Arduíno, ecrãs LCD e válvulas solenoides, explorando de forma integrada o funcionamento de cada componente.
A atividade teve lugar no Laboratório de Rega Digital da Área Disciplinar de Engenharia Rural.


Rega Digital: Tecnologias e automatização

20 Outubro 2025, 08:30 Maria do Rosário da Conceição Cameira

  • Enquadramento e objetivos da aula
  • Condução, programação e gestão da rega
  • Rega inteligente (smart irrigation): 3.1 Sensores; 3.2 Automação
  • Rega digital
  • Níveis tecnológicos da rega
  • Rega com dotação uniforme no espaço vs dotação variável no espaço (rega de precisão)
  • Barreiras à implementação; Tendências futuras
  • Introdução ao trabalho de laboratório a realizar na próxima aula