Sumários

Aula teórico-prática nº 6

12 Março 2019, 10:00 Manuela Neves

A amostragem aleatória estratificada (conclusão)-- Estudo das condições em que o estimador da média na amostragem estratificada é preferível ao estimador da média na amostragem aleatória simples. Intervalos de confiança para o valor médio e para o total.

Estimação de proporções no caso da amostragem estratificada.

Resolução de exercícios


Aula nº 5

7 Março 2019, 14:00 Manuela Neves

A amostragem aleatória estratificada com afectação proporcional. Escolha óptima do tamanho da amostra a recolher em cada estrato de modo a satisfazer uma certa precisão ou a não ultrapassar um dado custo: Minimização da variância, para um custo total. Determinação da dimensão total da amostra a recolher.

TPC: resolver exercício 7.


Aula Teórica nº 4

28 Fevereiro 2019, 14:00 Manuela Neves

Amostragem aleatória simples sem reposição (cont.): Resolução de exercícios.  Estimação de uma razão. Propriedades do estimador. Intervalo de confiança para uma razão. A estimação do valor médio com recurso ao estimador e uma razão. Condições em que ele é um estimador mais eficiente. Resolução do exercício 3. e)

A Amostragem aleatória estratificada. Valor médio e variância da característica em estudo.

TPC: Resolver exercícios 4., 5. e 8.


AulaTeórica 3

26 Fevereiro 2019, 10:00 Manuela Neves

A amostragem aleatória simples sem reposição (cont.): O valor médio e o total. Propriedades dos estimadores. Intervalos de confiança para o valor médio e para o total. Determinação da dimensão da amostra a recolher para uma dada tolerância, com grau de confiança dado. Estimação de uma proporção. Intervalos de confiança para uma proporção. Determinação da dimensão da amostra a recolher para um erro absoluto máximo na estimativa da proporção com uma dada confiança.

Exemplificação. (até slide 56  de Aula_1_2.)

Resolver ex 3 , 4 e 5.


Aula Teórico-Prática 2

21 Fevereiro 2019, 14:00 Manuela Neves

A amostragem aleatória simples com reposição (cont.). Breve introdução ao software R: revisão – scripts, objectos no R : o vector. Estimadores do valor médio, da variância e do total;  suas propriedades. Construção de intervalos de confiança. Determinação da dimensão de amostra a recolher para uma dada tolerância.

A amostragem aleatória simples sem reposição: estimação do valor médio. Valor médio e variância do estimador (até slide 34 de Aula_1_2.pdf- excepto slides 31 e 32)

Resolução do  exercício 1.

TPC: Concluir o  exercício 1, exercícios 2 e 3.