Caros alunos, Aqui ficam os enunciados dos trabalhos que podem escolher no âmbito do módulo II.

(04.05) Links para o software PC200W (Temas 1 e 3) e para o software Arduino IDE (Tema 4)

(08.05) Algumas informações adicionais aos trabalhos de grupo:

Tema 1

1- Devem esquematizar o vosso psicrómetro de aspiração (com identificação dos componentes) e enviar-me para validação, juntamente com o código criado para a medição da temperatura dos dois termopares do tipo T (de acordo com as instruções do enunciado).

2- Após receber o esquema e programa irei responder com um conjunto de medições.

3- Devem utilizar esses dados e tratá-los enquanto resultado das medições de modo a obterem o valor de humidade.

4- Será valorizada a introdução da fórmula de calculo da humidade, a partir das duas temperaturas, tal como indicado no enunciado.

5- Devem preparar e enviar o relatório final.

Nota: adicionei um ficheiro que poderá ser útil.

Tema 2

1- Verifiquem atentamente o enunciado do vosso tema, assim como o excel do Professor Melo e Abreu para que possam enquadrar o problema.

2- Resumidamente, devem ter uma tabela que permita a identificação e alteração dos valores limite usados para a deteção de erros (ver folha StartHere ponto D - neste caso valores para Portugal) e podem usar por exemplo os dados da folha InputWeather para testarem o funcionamento. Um dos casos que devem ter em conta é a necessidade de identificar falhas de dados, porque ocorre com alguma frequência, como é o caso de passar de dia 1 para dia 5 na linha seguinte (normalmente associado a um período em que a estação esteve offline). Muitas vezes é difícil identificar estes "saltos" de datas a olho no meio de centenas de dados.

3- O Professor programou em Visual Basic mas podem fazer de uma forma simplificada apenas com formulas do excel e se possível (será valorizado) com o uso de “dropdown list” e ajuste do tipo de dados a introduzir/verificar (horários, diários e mensais).

4- Devem preparar e enviar o relatório final.

Nota: adicionei o programa criado pelo Professor Melo e Abreu.

Tema 3

1- O sensor referido no enunciado do programa é o sensor de oxigénio dissolvido CS511 da Campbell Scientific. O sensor extra de condutividade elétrica que pode ser adicionado ao enunciado (será valorizado) trata-se dum sensor fictício pelo que poderão apenas criar a variável CE (condutividade elétrica) e adaptar o código em conformidade.

2- Deve ser incluído um capítulo que refira os passos a executar para a calibração do sensor.

3- Após receber o esquema de ligações e o programa respetivo irei responder com um conjunto de medições.

4- Devem preparar e enviar o relatório final.

Nota: adicionei o manual do sensor SC511.

Temas 4

1- Cada grupo deverá instalar o software Arduino que lhes permitirá criar o código a utilizar.

2- Comecem por pesquisar pelo nome do vosso sensor (ver enunciado trabalhos) juntamente com Arduino. Podem verificar que existem trabalhos já realizados, que incluem exemplos de código a utilizar.

3- Dediquem algum tempo a avaliar as especificações, o modo de funcionamento do vosso sensor e os exemplos de código que encontrarem.

4- Com base na informação recolhida anteriormente, façam um esquema de ligações entre o arduino e o vosso sensor e criem um código para a realização das medições.

5- Após a receção do esquema de ligações e do código irei experimentar e envio feedback sobre o funcionamento.

6- Se tudo estiver bem devem preparar e enviar o relatório final. Se forem necessárias alterações, devem utilizá-las de acordo com o meu feedback.

Nota: Os temas 4.1, 4.2 e 4.3 podem considerar como já existente um ecrã LCD de 16x04 caracteres (4 linhas x 16 colunas) e programar a impressão do resultado sem se preocuparem com o modo como este vai ser ligado (tema 4.4).

Para apresentação dos resultados no ecrã devem utilizar as funções “lcd.setCursor(nº coluna, nº linha)” e lcd.print(informação a imprimir). Se a informação a imprimir for texto colocar “entre aspas”.


Anexos