INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

Análise Sociológica

Principais regras de funcionamento e de avaliação de conhecimentos

 Ano letivo de 2022/2023

 

Objectivos e métodos de ensino

1.    A Unidade Curricular (UC) visa transmitir um conjunto de noções e conceitos básicos aplicados à análise socioeconómica de problemas associados à gestão dos territórios e paisagens rurais e das actividades agrícola, florestal e de produção alimentar.

2.    As aulas incluem tempos de exposição pelo docente, nas aulas teóricas, e a realização de trabalhos práticos e a sua apresentação pelos alunos, nas aulas práticas.

3.    A avaliação de conhecimentos poderá ser por: (i) Avaliação contínua ou (ii) Exame Final.

 

Avaliação Contínua

4.    A modalidade “avaliação contínua” basear-se-á: (i) no desempenho e atitude participativa do aluno nas aulas teóricas e nas aulas práticas, (ii) na realização e apresentação de trabalhos práticos pelos alunos, (iii) na realização de dois testes: o primeiro teste no final dos três primeiros temas do programa e o segundo na data da primeira chamada de Exame, estipulada pelo Concelho Pedagógico (C.P.).

5.    A classificação final obtém-se pela média ponderada da classificação nos dois testes (70%) e da classificação dos trabalhos práticos (30%).

6.    A aprovação à U.C. dependerá dos seguintes requisitos:

a.    classificação igual ou superior a 10 valores nos dois testes.

b.     apresentação com aprovação dos trabalhos práticos,

c.    respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.

7.    Caso o aluno tenha nota inferior a 10 valores no primeiro teste pode repeti-lo só na primeira data de Exame. Caso tenha nota inferior a 10 valores no segundo teste, perde a Avaliação Contínua e realiza o Exame final (sobre toda a matéria lecionada na UC), na data da 2ª chamada.

8.    Caso o aluno não respeite os requisitos enumerados acima poderá fazer Exame Final para a totalidade da matéria leccionada na UC.

9.    Note-se que o Exame Final deverá ser encarado como recurso e não como modalidade normal de avaliação da U.C.

 

Admissão a Exame Final

10.  A admissão a Exame Final dependerá do respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.

Anexos