Sumários

Avaliação

22 Maio 2019, 11:00 Maria Wanda Sarujine Viegas

2º teste  Teórico-Prático


Avaliação

22 Maio 2019, 08:15 Maria Wanda Sarujine Viegas

2º teste Teórico-Prático


Regulação e controle do ciclo celular

21 Maio 2019, 11:00 Maria Wanda Sarujine Viegas

Controle intracelular do ciclo celular: ciclinas e cinases dependentes de ciclinas (cdk). Proteinas inibidoras das cdk, ligases de ubiquina e seus activadores.

Tipos de ciclinas e regulação das fases do ciclo celular.

Regulação da sintese da ciclina G1 e acção do complexo ciclina G1/cdk. Sintese da ciclina S e activação das origens de replicação.

Síntese da ciclina M e ação do complexo ciclina M-cdk na remodelação do citoesqueleto, desagregação do envelope nuclear por fosforilação da lamina, fosforilação de proteínas associadas ao RE e ao Golgi e ativação de condensinas, Activação do complexo promotor da anafase e sua acção na degradação de coesinas, alongamento do fuso acromático, fusão de vesículas do RE, defosforilação da lamina, reconstrução do envelope nuclear e defosforilação das nucleoporinas

Pontos de controle do ciclo celular: entrada em S, entrada em M e na metáfase

Bloqueio de progressão no ciclo celular e ativação de p53

Controle celular por fatores extra-celulares: fatores de crescimento e mitogénios.


siRNAs e miRNAs

17 Maio 2019, 11:00 Maria Wanda Sarujine Viegas

Descoberta e funções do RNA de interferência (siRNA)

Cadeias de RNA sense e antisense – RNA em dupla cadeia; processamento através de complexos enzimáticos DICER e Argonauta. Silenciamento pós-transcricional resultante da degradação do mRNA e silenciamento transcricional mediado por alterações da cromatina.

Dispersão de siRNAs em plantas – tolerância a infeções virais. 

Importância dos siRNA na regulação de transposões e sequências repetitivas.

Genes Mir responsáveis pela síntese de micro RNAs (miRNA): regulação génica do desenvolvimento e conservação evolutiva.

Aplicações biotecnológicas dos small RNAs.


Reprodução Sexual - Meiose

15 Maio 2019, 11:00 Ana Cristina Riepenhausen Delaunay Caperta

Realização de esfregaços de anteras e óvulos de Lillium sp..

Observação de preparações microscópias de estágios da meiose.