Sumários

Naturalidade, Biodiversidade e Conservação. Flora e vegetação de outras regiões do mundo com vegetação mediterrânica

7 Outubro 2019, 08:15 Maria Dalila Paula Silva Lourenço do Espírito Santo

Relações entre a naturalidade e a biodiversidade. Funções da natureza. Conceito de Homeorobia. Condições para que uma formação florestal seja considerada com elevado valor para a conservação. Determinação do valor para conservação de um habitat. Determinação do estado de conservação de um habitat e dos fatores que influenciam esse estado de conservação.
Flora e vegetação das regiões com clima mediterrânico: Chile, Califórnia, Austrália, Região Mediterrânica


Visita de estudo à Serra de Montejunto

4 Outubro 2019, 09:30 Maria Dalila Paula Silva Lourenço do Espírito Santo

A série de vegetação Arisaro-Querco broteroi S: o bosque de carvalho-cerquinho, a orla de louriçal e de silvado, o medronhal, o carrascal, o tojal, os prados vivazes. As plantas bioindicadoras e a sua colocação na série.


Visita de estudo à Serra de Montejunto

2 Outubro 2019, 09:00 Maria Dalila Paula Silva Lourenço do Espírito Santo

Ver sumário do dia 4/10


Habitats do Centro de Portugal

30 Setembro 2019, 08:15 Maria Dalila Paula Silva Lourenço do Espírito Santo

A Diretiva 92/43/CEE e a Rede Natura 2000. Principais habitats do Centro de Portugal: formações florestais:carvalhais de carvalho-cerquinho, sobreirais, azinhais e zambujais, habitats rochosos e grutas, matos esclerófilos, formações herbáceas naturais e seminaturais, habitats costeiros e halófilos, dunas marítimas e interiores.

http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/p-set


Visita de estudo ao estuário do Sado

27 Setembro 2019, 09:30 Maria Dalila Paula Silva Lourenço do Espírito Santo

Observação de espécies próprias de meios ripículas (Salix atrocinerea, Frangula alnus, Osmunda regalis, Rubus ulmifolius), palustres (Salix atrocinerea, Phragmites australis, Cladium mariscus, Nymphaea alba), sapal (Puccinelia maritima, Sarcocornia fruticosa, Arthrocnemum macrostachyum, Cistanche phelypaea), areias embrionárias (Ammophila arenaria, Lotus creticus), areias penestabilizadas (Helichrysum picardii, Crucianella maritima, Armeria pungens ) e areias estabilizadas litorais (Juniperus turbinata, Corema album, Osyris quadripartita, Pistacia lentiscus, Stauracanthus boivinii, Halimium calycinum, Lygos monosperma) e do interior (Juniperus navicularis, Daphne gnidium, Ulex australis subsp. welwitscianus, Stauracanthus genistoides, Thymus capitellatus, Halimium alyssoides, Lavandula pedunculata, Armeria royana, Armeria pinifolia)