Descrição:
Objetivos de aprendizagem: <br>
• Compreender os processos relevantes do ponto de vista físico, químico e biológico e as suas inter-relações dentro das várias componentes e utilizar princípios dessas ciências para o suporte à conceção de sistemas de bioconversão energética; <br>
• Realizar balanços de massa e de energia associados aos processos de bioconversão estudados; <br>
• Analisar criticamente informação e dimensionar sistemas e tecnologias; <br>
• Contribuir para o desenvolvimento de abordagens de gestão que permitam a produção de energia a partir de biomassa/bioresiduos e a recuperação de compostos de valor acrescentado, na ótica de uma biorefinaria. <br>
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Competências e atitudes: <br>
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Esta unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências e atitudes: <br>
i) Competências <br>
• Formular, interpretar e discutir metodologias para efetuar a caracterização de problemas, proceder ao diagnóstico e traçar objetivos; <br>
• Definir esquemas gerais de sistemas de produção de bioenergia a partir de diversas fontes de biomassa/bioresiduos; <br>
• Desenvolver cálculos para dimensionamento de sistemas de bioconversão; <br>
• Avaliar a operação de sistemas de produção de bioenergia e monitorizar o seu desempenho, através de dados recolhidos. <br>
ii) Atitudes <br>
• Promover a iniciativa e espírito empreendedor para enfrentar os problemas e procurar, de forma autónoma e crítica, conhecimento multidisciplinar na área da engenharia; <br>
• Promover a capacidade de inovação, análise construtiva e planeamento por objetivos; <br>
• Promover o trabalho em equipa para atingir objetivos. <br>
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Conhecimentos de base necessários: <br>
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Assume-se que o discente já está capacitado para o seguinte: <br>
• Efetuar a conversão de unidades entre sistemas métricos distintos; <br>
• Aplicar conhecimento matemático, expresso por equações diferenciais, probabilidades e estatística, cálculo; <br>
• Aplicar conhecimentos das ciências biológicas relevantes com entendimento do metabolismo, crescimento e cinética microbiana; <br>
• Resolver balanços de massa num processo. <br>
Metodologias de ensino-aprendizagem: <br>
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As metodologias de ensino-aprendizagem resumem-se em seguida: <br>
• As aulas teóricas recorrem, em função das necessidades, ao quadro clássico e a meios audiovisuais, com análises e discussões críticas, em contexto de turma, dos conteúdos tratados; <br>
• Os alunos irão desenvolver ensaios experimentais associados aos conteúdos teóricos transmitidos; <br>
• Desenvolvimento de um caso de estudo (em grupo). <br>
- Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2016-2017