Descrição:
Objetivos de aprendizagem:
• Compreender os processos relevantes do ponto de vista físico, químico e biológico e as suas inter-relações dentro das várias componentes e utilizar princípios dessas ciências para o suporte à conceção de sistemas de bioconversão energética;
• Realizar balanços de massa e de energia associados aos processos de bioconversão estudados;
• Analisar criticamente informação e dimensionar sistemas e tecnologias;
• Contribuir para o desenvolvimento de abordagens de gestão que permitam a produção de energia a partir de biomassa/bioresiduos e a recuperação de compostos de valor acrescentado, na ótica de uma biorefinaria.
Competências e atitudes:
Esta unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências e atitudes:
i) Competências
• Formular, interpretar e discutir metodologias para efetuar a caracterização de problemas, proceder ao diagnóstico e traçar objetivos;
• Definir esquemas gerais de sistemas de produção de bioenergia a partir de diversas fontes de biomassa/bioresiduos;
• Desenvolver cálculos para dimensionamento de sistemas de bioconversão;
• Avaliar a operação de sistemas de produção de bioenergia e monitorizar o seu desempenho, através de dados recolhidos.
ii) Atitudes
• Promover a iniciativa e espírito empreendedor para enfrentar os problemas e procurar, de forma autónoma e crítica, conhecimento multidisciplinar na área da engenharia;
• Promover a capacidade de inovação, análise construtiva e planeamento por objetivos;
• Promover o trabalho em equipa para atingir objetivos.
Conhecimentos de base necessários:
Assume-se que o discente já está capacitado para o seguinte:
• Efetuar a conversão de unidades entre sistemas métricos distintos;
• Aplicar conhecimento matemático, expresso por equações diferenciais, probabilidades e estatística, cálculo;<br>
• Aplicar conhecimentos das ciências biológicas relevantes com entendimento do metabolismo, crescimento e cinética microbiana;
• Resolver balanços de massa num processo.
Metodologias de ensino-aprendizagem:
As metodologias de ensino-aprendizagem resumem-se em seguida:
• As aulas teóricas recorrem, em função das necessidades, ao quadro clássico e a meios audiovisuais, com análises e discussões críticas, em contexto de turma, dos conteúdos tratados;
• Os alunos irão desenvolver ensaios experimentais associados aos conteúdos teóricos transmitidos;
• Desenvolvimento de um caso de estudo (em grupo).
- Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2016-2017