Objetivos

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

Objetivos de aprendizagem: • Compreender os processos relevantes do ponto de vista físico, químico e biológico e as suas inter-relações dentro das várias componentes e utilizar princípios dessas ciências para o suporte à conceção de sistemas de bioconversão energética; • Realizar balanços de massa e de energia associados aos processos de bioconversão estudados; • Analisar criticamente informação e dimensionar sistemas e tecnologias; • Contribuir para o desenvolvimento de abordagens de gestão que permitam a produção de energia a partir de biomassa/bioresiduos e a recuperação de compostos de valor acrescentado, na ótica de uma biorefinaria. Competências e atitudes: Esta unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências e atitudes: i) Competências • Formular, interpretar e discutir metodologias para efetuar a caracterização de problemas, proceder ao diagnóstico e traçar objetivos; • Definir esquemas gerais de sistemas de produção de bioenergia a partir de diversas fontes de biomassa/bioresiduos; • Desenvolver cálculos para dimensionamento de sistemas de bioconversão; • Avaliar a operação de sistemas de produção de bioenergia e monitorizar o seu desempenho, através de dados recolhidos. ii) Atitudes • Promover a iniciativa e espírito empreendedor para enfrentar os problemas e procurar, de forma autónoma e crítica, conhecimento multidisciplinar na área da engenharia; • Promover a capacidade de inovação, análise construtiva e planeamento por objetivos; • Promover o trabalho em equipa para atingir objetivos. Conhecimentos de base necessários: Assume-se que o discente já está capacitado para o seguinte: • Efetuar a conversão de unidades entre sistemas métricos distintos; • Aplicar conhecimento matemático, expresso por equações diferenciais, probabilidades e estatística, cálculo;<br> • Aplicar conhecimentos das ciências biológicas relevantes com entendimento do metabolismo, crescimento e cinética microbiana; • Resolver balanços de massa num processo. Metodologias de ensino-aprendizagem: As metodologias de ensino-aprendizagem resumem-se em seguida: • As aulas teóricas recorrem, em função das necessidades, ao quadro clássico e a meios audiovisuais, com análises e discussões críticas, em contexto de turma, dos conteúdos tratados; • Os alunos irão desenvolver ensaios experimentais associados aos conteúdos teóricos transmitidos; • Desenvolvimento de um caso de estudo (em grupo).