Sumários

Aula 10 T4

15 Outubro 2019, 08:45 Francisco Manuel Souto Gonçalves de Abreu

Aplicação dos gradientes adiabáticos a sistemas orográficos. Variação do ponto de orvalho com a pressão. Nível de condensação. Precipitação orográfica. Efeito de Föhn. Exercícios de aplicação.


Elementos de frontologia. Circulação geral da atmosfera. El Niño e La Niña.

15 Outubro 2019, 08:00 José Paulo Mourão de Melo e Abreu

  • Circulação geral da atmosfera. Gradientes horizontais de temperatura e pressão. Células de circulação (Hadley, Ferrel e Polar). Consequências sobre o ciclo hidrológico: precipitação e evaporação.
  • Massas de ar e frentes. Frentes frias, quentes e oclusas e estados do tempo associados.
  • El Niño e La Niña. Influência no estado do tempo.
  • Grandes regiões climáticas. Tipos de clima e classificações climáticas.Classificação climática de Thornthwaite. Classificação climática de Köppen. Distribuição geográfica dos tipos principais de climas.


Aula 9 T3 e T4

14 Outubro 2019, 08:30 Francisco Manuel Souto Gonçalves de Abreu

2.4. Condições de equilíbrio estático (ou térmico) da atmosfera. Equilíbrio estável (estabilidade térmica), instável (instabilidade térmica) e neutro (neutralidade térmica). Estabilidade e instabilidade absolutas e condicional. Nível de convecção livre.

3. A atmosfera em movimento.

3.1. Gradientes horizontais de temperatura, de pressão e o movimento horizontal do ar. Altas (anticiclones) e baixas (depressões) pressões. A força de atrito junto à superfície.

A camada-limite planetária e a camada-limite da superfície. Turbulência mecânica (convecção forçada) e turbulência térmica (convecção livre) nas camadas-limite.


Aula 8 T3

9 Outubro 2019, 11:15 Francisco Manuel Souto Gonçalves de Abreu

Exercícios de aplicação sobre humidade do ar.


Estações climatológicas e instrumentos. Evapotranspiração.

9 Outubro 2019, 11:00 José Paulo Mourão de Melo e Abreu

•        Elementos meteorológicos mais importantes. Normais climatológicas e sua análise. Representação de variáveis meteorológicas. Diagramas polares da frequência média da direção do vento e da sua velocidade (rosa dos ventos).

•        Apresentação dos principais instrumentos meteorológicos que existem nas estações climatológicas convencionais.

•        Visita ao Parque de Instrumentos da Estação Climatológica da Tapada da Ajuda.

 •        Noções elementares da água no solo (teor de água volumétrica, capacidade de campo, coeficiente de emurchecimento, água utilizável). Evapotranspiração real, potencial e de referência. Equação do balanço hídrico do solo. Cálculo da “evapotranspiração potencial” pelo método de Thornthwaite.