Métodos de Ensino e Avaliações

Os diferentes tópicos do programa são discutidos, como se viu acima, com base em leituras recomendadas nas aulas anteriores. Deste modo, pretende-se que os alunos desenvolvam as competências acima identificadas confrontando-se, num primeiro momento, com a leitura e análise crítica de textos, e participando, num segundo momento, numa aula em que os referidos textos são discutidos e colocados em relação a fim de desenvolver um mapa conceptual relativo a cada um dos pontos do programa. Os casos de estudo de controlo da poluição e conservação da biodiversidade abordados no tópico 2 visam consolidar e tornar mais operacionais as competências adquiridas nesse ponto e no anterior. A resolução de problemas simples sobre externalidades, falha de mercado e intervenção pública, no tópico 1, visa complementar, com exemplos numéricos e analíticos, a apreensão desses conceitos básicos essenciais. A realização de um trabalho de grupo em que é pedido a grupos de alunos que apresentem, discutam e defendam, em ambiente de seminário, soluções alternativas para o mesmo problema de gestão ambiental (por exemplo “como produzir alimentos suficientes para 9000 milhões de pessoas em 2050 minimizando o respetivo impacto na biodiversidade”?) visa desafiá-los a mobilizar os conhecimentos adquiridos num contexto argumentativo, que testa esses mesmos conhecimentos e permite desenvolver capacidades argumentativas de que vão necessitar seguramente ao longo da sua vida profissional. Deste modo, a avaliação do desempenho destes alunos remete quer para a qualidade da sua apresentação quer para a sua participação no debate. Os dois testes de escolha múltipla visam avaliar, de modo sistemático os conhecimentos conceptuais e metodológicos adquiridos. As metodologias de ensino e avaliação utilizadas permitem, assim, estimular o desenvolvimento das competências acima referidas, tanto em abstrato como em contexto concreto, aplicado e argumentativo.