Sumários

Avaliação contínua - apresentação discussão dos trabalhos individuais

5 Junho 2024, 11:00 Susana Maria de Abreu Dias


Avaliação  contínua - apresentação   discussão dos trabalhos individuais

Avaliação continua - apresentação e discussão dos trabalhos individuais

5 Junho 2024, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias


Avaliação continua - apresentação e discussão dos trabalhos individuais

Aula 11 Quantificação de serviços de ecossistema na paisagem

22 Maio 2024, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio


Quantificámos os serviços de ecossistema de uma paisagem com base nas classes de uso e ocupação do solo para diferentes regiões de estudo e analisámos a evolução destes serviços no tempo. Os resultados foram comparados entre regiões e foram discutidos os processos de alteração da paisagem associados.

Dinâmica da paisagem (composição e diversidade) e dos serviços do ecossistema; efeitos na resiliencia da paisagem;

22 Maio 2024, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias


Dinâmica da paisagem  (composição e diversidade) e dos serviços do ecossistema; efeitos na resiliencia da paisagem;


Avaliação da composição e heterogeneidade da paisagem com recurso  a indices de riqueza, diversidade (Shannon H'), equitabilidade ( Pielou) e dominancia (Simpson). Discussão da evolução  destes atributos ao longo do tempo ; preparação dos  exercicios relativos à área de estudo de cada grupo de alunos,  em dois periodos consecutivos;

Aula 10 Simulação da dinâmica da paisagem no futuro com e sem fogo (matrizes de Markov)

15 Maio 2024, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio


Utilizámos as matrizes de transição da paisagem elaboradas na aula anterior (matriz global, matriz para a área ardida e matriz para a área não ardida) e simulámos a dinâmica da paisagem no futuro com recurso à multiplicação de matrizes. Para isso, assumimos as matrizes de transição relativa como um processo de Markov e multiplicámos o vetor inicial de composição da paisagem (1995) pela matriz de transição relativa (ou matriz de Markov) em 1995-2018, para obter a composição da paisagem em 2018. Repetimos este processo até 2087, obtendo as alterações da paisagem ao longo de períodos sucessivos de 24 anos. Elaborámos tabelas e gráficos. Discutimos os resultados e os processos subjacentes às dinâmicas observadas e como estas dinâmicas podem ser utilizadas, por exemplo, para simular políticas de ordenamento do território. Comparámos e discutimos os resultados entre regiões.