Dinâmica da paisagem e o fogo: matrizes de transição para quantificar as alterações do uso do solo na paisagem global, áreas ardidas e não ardidas

26 Abril 2022, 10:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Com este exercício iniciámos a segunda parte da disciplina sobre a dinâmica da paisagem. Analisámos a dinâmica da ocupação do solo entre 1995 e 2015, utilizando dados da COS95 e da COS2015. Com base no cruzamento destes dados, calculámos matrizes de transição absoluta e relativa, para cada região de estudo e comparámos os resultados entre regiões. Calculámos o coeficiente de inércia e a taxa anual de alteração da paisagem e as diferentes dinâmicas foram discutidas e comparadas entre regiões de estudo. Discutiram-se ainda os processos subjacentes às alterações observadas na paisagem. Elaborámos tabelas e gráficos.

Utilizámos depois os dados com a dinâmica da ocupação do solo entre 1995 e 2015, e cruzámos essa informação com as áreas ardidas em 1995-2105. Com base no cruzamento destes dados, calculámos matrizes de transição absolutas e relativas para a área ardida e não ardida, para cada região de estudo e comparámos com os resultados da aula anterior (matriz global). Compararam-se e discutiram-se os resultados entre regiões, assim como os processos subjacentes às alterações observadas na paisagem. Elaborámos tabelas e gráficos.